sexta-feira, 18 de setembro de 2015

AL registra um dos piores desempenhos do país em leitura Segundo avaliação, 43% dos alunos de 3º ano do ensino fundamental não sabem ler frases. GAZETAWEB


Alagoas registrou um dos piores desempenhos em leitura, entre crianças da rede pública matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), de 2014, realizada em todo país. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (17). 

De acordo com o resultado da avaliação, 43% dos alunos não sabem ler frases. Eles só conseguem, no máximo, localizar uma informação explícita em textos mais compridos se ela estiver na primeira linha.

Os alunos de oito anos de idade, em plena fase de alfabetização, também apresentaram dificuldades em redação e matemática. De acordo com os dados da avaliação, em redação, 25% dos alunos avaliados não escrevem palavras alfabeticamente, provavelmente não
escrevem o texto ou produzem textos ilegíveis. Em matemática, 45% das crianças não sabem fazer operações básicas.

A avaliação do MEC mede o conhecimento destes estudantes em diferentes níveis de três áreas: leitura, escrita e matemática. A divulgação dos resultados é feita de acordo com o número de crianças em cada um desses níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário