quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Crise faz grandes redes de varejo fecharem as portas em Alagoas - GAZETAWEB


Diante da crise financeira e da queda brusca do movimento no varejo, grandes redes já começam a fechar as portas em Alagoas. No Centro de Maceió, duas filiais de lojas de móveis e eletroeletrônicos tiveram as atividades encerradas. Em Arapiraca, uma conhecida loja de roupas também fechou. 

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as vendas no varejo em Maceió tiveram uma queda de 8% nos últimos seis meses, mas de acordo com a Aliança Comercial de Maceió, esse percentual é bem maior e chega a 14%. 

"A pesquisa não condiz com a realidade. Esse número é bem maior. O varejo vem sofrendo bastante com a queda no movimento. Já há desemprego e também o fechamento de várias lojas", destaca o presidente da Aliança, Guido Júnior. 

Segundo ele, uma filial da loja Ricardo Eletro e outra da Insinuante já fecharam as portas no Centro da capital. Uma loja menor, do segmento de roupas, também não resistiu à crise e encerrou as atividades no comércio. A tendência, de acordo com a Aliança Comercial, é que haja, nos próximos dias, o fechamento de mais lojas na capital. 

"A Esplanada já fechou uma loja em Arapiraca e soubemos que a de Maceió também pode fechar nos próximos dias. As pessoas estão com receio de comprar e se endividar, porque têm medo de perder o emprego. Além disso, há também o corte nos recursos do governo, que também afeta o movimento no comércio", afirma, ressaltando que a crise tem afetado todos os setores do varejo. 

E não é preciso ir até o Centro de Maceió para perceber os reflexos da crise. Em um rápido passeio pela Avenida Fernandes Lima, onde há todo tipo de produtos e serviços sendo ofertado, é possível notar a existência de 34 pontos comerciais desocupados e para alugar.

Na Avenida Menino Marcelo, a Via Expressa, uma revendedora de veículo Fiat também fechou, deixando dezenas de pessoas sem emprego. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário