quinta-feira, 13 de agosto de 2015

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

EX-ASSESSOR DE DIRCEU EXAMINA CONTAS DE DILMA

Os relatórios sobre as contas da presidente Dilma que serão julgados pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral – e que poderão definir o destino do governo – têm a impressão digital de um velho companheiro do PT, de José Dirceu e do próprio ministro Dias Toffoli, presidente da Corte. O chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais do TSE, Eron Pessoa, foi assessor na Casa Civil dos tempos de José Dirceu.

DEFESA PETISTA

Eron Pessoa ajudou o então advogado Antônio Dias Toffoli a defender o governo Lula e petistas. Eleito presidente, Toffoli o levou para o TSE.

CARGO ESTRATÉGICO

O cargo de Eron Pessoa no TSE é estratégico para a manutenção da lisura da análise das prestações de contas eleitoras.

ISENÇÃO E DISTANCIAMENTO

A análise das contas eleitorais no TSE requer isenção e distanciamento da vida partidária, entre outros atributos.

SURPRESA NO TSE

Ministros que irão apreciar esses relatórios, escritos sob o crivo e as peneiras de Eron Pessoa, afirmam não saber do seu passado recente.

TCU AMIGO JOGA ÁGUA FRIA NOS PROTESTOS DO DIA 16

A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de dar uma “extensão amiga” para Dilma apresentar sua defesa no caso das “pedaladas fiscais” jogou um balde de água fria nas manifestações marcadas em todo o País para o próximo dia 16. Causou grande surpresa a rápida decisão do Tribunal de Contas, que, no dia seguinte após receber pedido de uma comissão do Senado, concedeu a “extensão” à Dilma.

TUDO A VER

Foi a Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização do Senado que pediu ao TCU, órgão subsidiário do Congresso, a extensão para a defesa.

SEM COMEMORAR

Apesar de dar tempo a Dilma, a “extensão” foi dada por dois motivos: o pedido do Senado e nova manobra identificada na área técnica do TCU

PALAVRA DA OPOSIÇÃO

“Os protestos do dia 16 não dependem do julgamento das pedaladas”, diz Álvaro Dias (PSDB). “Não vai ter manobra sorrateira que impeça”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário