quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A MAIOR HISTORIADORA DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS ESTARÁ NA VI FLIMAR DIA 14 NOV COM A PALESTRA "SEXUALIDADE E EROTISMO NA HISTÓRIA DO BRASIL"





MARY DEL PRIORI 

HISTORIADORA DO BRASIL
Nascida no Rio de Janeiro no ano de 1952, Mary Lucy Murray del Priore formou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Seria o início de uma grande e reconhecida carreira. Continuando sua formação, concluiu seu Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi então que Mary del Priore saiu do Brasil defender o título de Pós-Doutorado pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, em Paris, no ano de 1996.
A Historiadora lecionou História do Brasil Colonial na Universidade de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em Niterói. Além disso, atua como colaboradora em periódicos nacionais e internacionais.
A produção bibliográfica em torno de Mary del Priore é muito volumosa. A Historiadora escreveu, organizou ou colaborou em várias publicações. Entre as mais populares estão as crônicas que publica no jornal O Estado de São Paulo.
Mary del Priore é autora ou organizadora de mais de 40 livros. Sempre com temas bem chamativos, a Historiadora se destacou como um sucesso de vendas por abordar temas que não dizem respeito somente aos especialistas da área, mas que aguçam a curiosidade das pessoas. Seu reconhecimento começou com a tese de doutorado História da Criança no Brasil, que foi publicada como livro em 1991. Depois vieram outros sucessos editoriais, como História das Mulheres no Brasil (1997), História do Amor no Brasil (2005) e O Príncipe Maldito (2007). Em 2010, chamou, mais uma vez, a atenção do grande público ao lançar o livro Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil.

Sua grande produção literária foi acompanhada também por muitos prêmios. Recebeu da Fundação Joaquim Nabuco, por duas vezes (1998 e 2000), o prêmio Casa Grande & Senzala, em função dos livros História das Mulheres no Brasil e História das Crianças no Brasil. A obra que aborda as mulheres no país lhe rendeu também o prêmio Jabuti, em 1998, na categoria Ciências Humanas. Por sinal, o ano de 1998 foi de grande sucesso para Mary del Priore, pois recebeu ainda o prêmio de Personalidade Cultural do Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário