domingo, 12 de julho de 2015

UM TEXTO DE RONALD MENDONÇA

RESGATE



RONALD MENDONÇA
MÉDICO E MEMBRO DA AAL

Até o início dos anos 60 do século passado, a casa de número 33 da R. Faustino Silveira, no Bebedouro da minha infância era frequentada pela nata do esquerdismo festivo de Maceió. Dizia-se que o pessoal lá se reunia às sextas feiras para jogar buraco.
Alvo da curiosidade popular, aqueles encontros nunca ficaram bem claros para a população. Para muitos, haveria algo mais que biribas. Esta semana fui convidado a fazer uma visita médica ao antigo morador da Faustino Silveira. Moribundo e internado num dos hospitais da cidade, esperava com certa impaciência a visita da magra sinistra.
Ele me disse que havia lido alguns artigos meus. Não morre de amores pelo que eu escrevo. Prefere o Eduardo Bonfim. Para ele, o Bonfim escreve com conhecimento de causa. Talvez por ser de Bebedouro, ele resolveu me passar alguns caldos de cultura.
 Lamentou o afastamentodo Enio Lins. No momento só valia a pena ler, além do Bonfim, o André Falcão.  Não conhece o Falcão, mas tem certeza de que dentro de alguns anos ele chegará a ser um Bonfim. Disparadamente, o melhor de todos é o Carlito Lima. Coleciona em pasta todos os seus artigos. Ele gostaria de conhecer pessoalmente o Carlito, desejo que só se cumprirá na próxima encarnação.
Estava com um câncer em fase final. Suas oncologistas já o advertiram de que a medicina esgotara os recursos. Seria o momento ideal para Deus atuar. Materialista, considerava a alternativa de orações e outros que tais uma perda de tempo. Curar doenças curáveis é sopa, disse-me ele.
Faria questão que eu me desminta publicamente. Que eu pare de dizer que Stalin matou vinte milhões de pessoas. Em suas contas, não chegaram a quinze milhões, se muito. Quanto ao mensalão, foi tudo criação da mídia hegemônica e golpista. Foi um absurdo prenderem toda a diretoria do PT. Além disso, o Lula não sabia de nada.

Os pilantras que surrupiaram a Petrobrás e presentearam o Vaccari (“um cara acima de qualquer suspeita”) o fizeram com a nítida intençãode desmoralizar o Partido dos Trabalhadores.“Seu Ronald, quem botou na sua cabeça que Lula não tem condições de proferir conferências?” Com medonha voz rouquenha, sem fôlego, conseguiu me cochichar: “Dilma jamais sofrerá impeachment. Ela é amada por 9% da população”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário