sábado, 25 de julho de 2015

UM TEXTO DE MARCOS DAVI

A fonte da juventude
Por: » MARCOS DAVI MELO - médico e membro da AAL e do IHGAL.

Muitos foram os motivos que levaram Alexandre, o Grande, a invadir e conquistar a distantíssima Índia, mas segundo historiadores, a principal razão a motivar Alexandre ( no cinema interpretado pelo oxigenado Colin Farrel) foi a sequiosa busca pela Fonte da Juventude,conhecimento omitido no filme.

Um mito originado na antiguíssima tradição judaica das “águas medicinais” que rejuvenesceriam qualquer bisavô japonês, uma fantasia que ainda hoje ajuda no faturamento de hotéis e pousadas pelo mundo,e no Brasil, em especial, em Minas e Goiás, onde são oferecidas acompanhadas com leitão à pururuca.

Na Idade Média,os reis de Espanha Fernando e Isabel, financiaram frotas de naus a singrar por mares nunca dantes navegados , com um objetivo oculto maior:acreditavam que naquele longíssimo Novo Mundo, encontrava-se a Fonte da Juventude,

Nos anos 80 do século passado, na Romênia do Conde Drácula, a Dra. Ana Aslan apareceu com uma fórmula mágica para evitar o envelhecimento; nada a ver com pescoços e sangue virginais, mas também com águas termais, e os hotéis da região bombaram .Todavia , embora a busca pela eterna juventude seja uma obsessão humana perene,a principal razão para as migrações humanas sempre foi a procura por uma vida melhor.

Para o Brasil vieram inicialmente, a ferro e a fogo, os degredados e negros africanos, feitos escravos. Mas depois,para branquear a população e à procura de oportunidades:imigraram os japoneses, italianos, polacos e alemães, que deram ao sul do país as suas especiais características. Embora, na sua maioria, iletrados, tinham uma herança cultural e laboral robusta, que desenvolveu muito aquela região.

Brasileiros emigraram também, principalmente, mineiros de Montes Claros, que passaram a comer hambúrgueres no lugar de torresmo e tutu em Boston.Mas, como os estrangeiros que para aqui vieram no início do século XX, eram em sua maioria, mão de obra desqualificada, embora trabalhadora..

O que ocorre atualmente no Brasil é um fato inédito em nossa história: uma vaga imensa e crescente de emigrantes que deixa o país em busca de novos e promissores horizontes nos EUA. Com uma diferença fundamental: são jovens muito preparados e qualificados;os quais, descrentes e desiludidos ,partem não à procura da Fonte da Juventude, mas apenas e simplesmente, em busca de uma vida mais digna.Eles nos farão muita falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário