domingo, 12 de julho de 2015

UM TEXTO DE MARCOS DAVI

As cavernas de Platão
Por: » MARCOS DAVI MELO - Médico e membro da AAL e do IHGAL.
Platão descrevia as pessoas vivendo acorrentadas em uma escura caverna,onde uma fogueira lançava as suas silhuetas e tudo o mais distorcido nas paredes.Elas acreditavam em tudo o que viam. Um dia, um deles escapou das correntes, esgueirou-se até a entrada da caverna, viu o sol e o mundo real lá fora. Retornou e contou para os outros acorrentados, mas nenhum deles acreditou no que ele lhes relatava.

Sócrates, que o precedeu era igualmente um perseguidor implacável da verdade, assim como Aristóteles, cujos métodos eram a investigação,a pesquisa e o livre raciocínio.Desses pensadores gregos antigos,floresceu o melhor da nossa filosofia ocidental,consubstanciada no debate, na possibilidade de estar errada,na contestação de visões e na exploração de alternativas.

Deles e de seus postulados, muito se inspirou a democracia como forma de governo, política de Estado e modo de encarar a vida.A maior ofensa aos deuses da Grécia Antiga eram justamente as aspirações sem limites dos seres humanos, os antigos gregos, berço da civilização ocidental e da democracia, em especial atribuíam a perdição dos homens e a queda dos impérios aos castigos dos deuses às nossas desmedidas ambições.

A crise grega exibe em grau extremo décadas de irresponsáveis abusos da social democracia europeia contra a viabilidade dos sistemas públicos de saúde, educação, aposentadoria.Com o véu do euro, desnudaram-se verdadeiros atentados cometidos pela classe política contra as redes de solidariedade que sustentam a moderna civilização ocidental.

O que era uma sabedoria filosófica em busca de “uma boa vida”, no sentido ético,tornou-se sob o socialismo a exigência de “vida mansa”...pelos deuses desatendida.A Tragédia humana, demasiada humana, que ocorre na Grécia atual é uma negação da herança filosófica e democrática de seus pensadores, como é oportunismo político de suas atuais lideranças.

As lideranças gregas atuais têm a opção de agir entre o patrimônio cultural herdado de seus antecessores: a observação,a análise, a crítica, o ceticismo, o exercício da prática baseada na experiência e a utopia marxista,contando com a venenosa e sub-reptícia ameaça de uma aproximação com a Rússia e a China,Estados onde a democracia jamais teve espaço, e o pensamento nunca foi livre.Sócrates, Platão e Aristóteles, gostariam que seus descendentes utilizassem seu legado cultural e não fossem atraídos pelo retorno ao escuro das cavernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário