segunda-feira, 6 de julho de 2015

PRIORIDADE AOS PEDESTRES E CIRCLISTAS - SÃO PAULO -G1

Minhocão fecha para carros neste sábado (4) e chuva espanta pedestres (Foto: Paula Paiva Paulo)CET testa interdição antecipada do Minhocão no último sábado (4). (Foto: Paula Paiva Paulo)
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou nesta segunda-feira (6) que passará a interromper o tráfego de veículos no Elevado Costa e Silva, o Minhocão, mais cedo a partir do próximo sábado (11). Com a mudança, a via passará a ser de uso exclusivo de pedestres e ciclistas a partir das 15h todos os sábados.
Anteriormente, o elevado era fechado às 21h30 do sábado e reaberto às 6h30 de segunda-feira. Segundo a CET, o horário de abertura continua o mesmo. 
A CET realizou dois testes para avaliar o impacto do bloqueio no tráfego da região. O primeiro teste, durante a Virada Cultural, em 20 de junho, e o segundo, no último sábado (4), não indicaram prejuízos, e a lentidão da região ficou dentro dos padrões normais.
A companhia diz que vai monitorar o tráfego para avaliar se é necessário ajustar as sinalizações de trânsito e os semáforos na região.
Rotas alternativas
Para os motoristas que trafegam no Minhocão nos horários de fechamento, a CET recomenda outras opções de caminho.
No sentido Leste-Oeste, o trajeto alternativo passa pela Praça Roosevelt, Rua Amaral Gurgel, Largo do Arouche, Avenida Duque de Caxias, Avenida São João, Avenida General Olímpio da Silveira e Avenida Francisco Matarazzo. No sentido Oeste-Leste, será pela Avenida General Olímpio da Silveira, Rua das Palmeiras, Rua Sebastião Pereira, Rua Amaral Gurgel e Praça Roosevelt.
Ciclistas aprovam bloqueio
O segundo teste da CET para avaliar a viabilidade de antecipar o bloqueio aconteceu no sábado (4) e choveu durante a tarde na capital paulista. Mesmo assim, algumas pessoas aproveitaram para pedalar ou correr na via.
Fernando Neves, de 51 anos, deixou o aniversário do filho de 7 anos para ir pedalar. Ele estava com o amigo Daniel Santos, de 32. Os dois haviam combinado com antecedência de ir pedalar com o Minhocão fechado mais cedo no sábado.
Para Fernando, o fechamento é uma opção viável, uma área de lazer muito interessante. Mas, “para se tornar uma área de lazer efetiva precisa de mais acessos”. Ele ainda destacou que não considera o teste "exatamente válido, porque estamos no período das férias."
Fernando Neves, 51 anos, pedalou com o amigo Daniel Santos, 32 anos, no Minhocão (Foto: Paula Paiva Paulo)Fernando Neves, 51 anos, pedalou com o amigo Daniel Santos, 32 anos, no Minhocão (Foto: Paula Paiva Paulo)
José Chagas, 62 anos, é corredor de rua e acha a medida importante porque "vai ser mais uma alternativa para não se expor aos riscos do trânsito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário