sexta-feira, 12 de junho de 2015

UM TEXTO DE JOSIAS DE SOUZA - JBF

AINDA ESTÁ NO POÇO, MAS PAROU DE CAVAR

Josias de Souza
“Investimentos” foi a palavra que Dilma Rousseff mais pronunciou no discurso de lançamento do seu plano de concessões (pode me chamar de privatizações). Soou 30 vezes. Somando-se todas as variações – ”investindo”, “investe”, “investir” e “investidores” -, chega-se a 37 repetições. Os verbo “crescer” e o substantivo “desenvolvimento” mereceram cinco menções cada.
No discurso de Dilma, os termos de conotação otimista prevaleceram com sobras sobre os vocábulos que que exalam pessimismo. A oradora falou sete vezes em “dificuldades”. Citou “ajustes” duas vezes. E referiu-se à “crise” uma mísera vez. Ela estava decidida a demarcar o início de “uma progressiva virada de página, gradual e realista.”AUTO_marcoaur1
Virada de página? Só se for para trás. Os desdobramentos da Operação Lava Jato e a estagflação que conspurca 2015 avisam que Dilma é, por ora, apenas um passado lamentável para fazer você desconfiar do presente e desacreditar do futuro. Porém…
Já é possível afirmar que o segundo mandato de Dilma vive um momento diferente. A presidente continua no fundo do poço. Mas ela já parou de cavar. No plano de concessões à iniciativa privada, por exemplo, Dilma escondeu a pá ao ressuscitar o modelo adotado sob FHC, que sempre refugara.
Dilma depende de um grande, de um enorme, de um extraordinário esforço conjunto para alcançar a beirada do poço. Porém, a conjuntura já não rosna para o seu governo com a mesma intensidade.
As panelas silenciaram momentaneamente. As ruas não saíram mais de casa. E a oposição mudou de assunto. Não fala mais em impeachment. Reunida nesta terça-feira, em Brasília, a cúpula do PSDB preferiu tratar da estratégia a ser adotada na votação da proposta de redução da maioridade penal.
Os aliados da onça Renan Calheiros e Eduardo Cunha também demonstraram que, nas matérias que realmente importam no Congresso, Dilma não perde por esperar. Ganha. À custa de muita distribuição de cargos, o Planalto prevaleceu nas votações relacionadas ao ajuste fiscal.
Os presidentes do Senado e da Câmara ainda poderiam criar problemas com o projeto que reduz as desonerações da folha de 56 setores da economia, pendente de votação. Mas Cunha parece ter enxergado na proposta uma oportunidade a ser aproveitada. E Renan mostrou que dispõe mais de gogó do que de infantaria.
Auxiliares de Dilma constatam que a dieta, os passeios de bicicleta e a queda do pedestal a transformaram num ser mais amistoso. Ela trata o articulador político Michel Temer e o ministro Joaquim Levy com rara deferência. Procede assim a despeito do nariz torcido do petista Aloizio Mercadante para ambos. No mais, há tempos que Dilma não passa carraspanas em seus interlocutores mais frágeis. Nas palavras de um observador, “as dificuldades humanizaram a presidente.”
Ironicamente, a principal ameaça ao bom humor de Dilma é o partido dela. Mas Lula e os dirigentes do grupo majoritário do PT agem para colocar num cercadinho os radicais do Congresso Nacional do partido, que começa nesta quinta-feira (11), em Salvador.
De resto, os petistas com alguma capacidade de reflexão já se deram conta de que não haverá Lula em 2018 sem Dilma. E ela, por enquanto, não é senão uma presidência por fazer. A popularidade é miúda. Os problemas, graúdos. A inflação faz sobrar mês no fim do Bolsa Família. O PIB em frangalhos mastiga o emprego. E os serviços públicos nunca estiveram tão próximos de se tornar algo inteiramente novo. Caos não falta.
DilmaBet

Nenhum comentário:

Postar um comentário