sexta-feira, 5 de junho de 2015

UM TEXTO DE EDUARDO BOMFIM - GAZETA DE ALAGOAS

As pragas da nova ordem
Por: » EDUARDO BOMFIM – advogado

Apesar da grande revolução tecnológica, ninguém, em sã consciência, consegue admitir que vivemos uma época de prosperidade civilizacional. Nem mesmo Cândido, o otimista personagem de Voltaire.

Ao contrário, agravou-se a crise capitalista da nova ordem mundial cuja gênese pode ser indicada na década de 80.

A tragédia financeira imposta aos povos trouxe em consequência uma hegemonia imperialista distinta das épocas colonial e neocolonial que ensejaram as lutas de libertação nacional e social nos anos 70 do século XX, especialmente no sudeste asiático e continente africano.

A governança imperialista fez-se de forma absoluta: militar, cultural, ideológica, financeira, midiática. Juntas constituíram uma espécie de ditadura do pensamento único para a maximização dos objetivos do mercado rentista e dominação política mundial.

Mesmo com a emergência dos BRICS, ainda vivemos uma fase de resistência, transição para outra ordem multilateral. E a ferocidade do status quo aumenta na proporção que viceja alternativa mais democrática e justa.

No entanto, são cada vez mais expostas as sequelas da política de terra arrasada do reinado neoliberal que se assemelham a pragas espalhadas ao vento pelos continentes.

A violência urbana, social ou individual, por exemplo, deita raiz no tipo de civilização erigida nesses tempos. Não como decorrência natural do crescimento das cidades e aumento da população global. Trata-se de uma falácia.

As vagas errantes de imigrantes pelos mares da Europa resultam das intervenções imperialistas que varrem o Oriente, África, na pilhagem dos recursos naturais escorraçando populações inteiras como párias sem raízes, dinheiro, nome ou idioma, desesperados.

A crise de 2008 aprofundou a debacle financeira inclusive das regiões ricas, Europa, EUA, gerando desemprego, precarização de conquistas trabalhistas, índices pífios de crescimento econômico global.

O terrorismo que assola Oriente e Europa vem da desestabilização de nações como Iraque, Líbia, Síria e vastas regiões, mas foram treinados, armados para os objetivos imperialistas.

A sociedade digital, imediatista, autocentrada, esconde em seu interior uma crise civilizacional sem precedentes, inclusive no Brasil, que deve ser superada com muita luta política e ideias renovadas de valor universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário