quarta-feira, 3 de junho de 2015

CONGRESSO DA SOCIEDADE NORDESTINA DE NEUROCIRUGIA

MENSAGEM DE BOAS VINDAS DO PRESIDENTE DE HONRA DO CONGRESSO.


RONALD MENDONÇA

Alagoas não é o maior Estado da Federação. Geograficamente é um triângulo ao sul de Pernambuco, capitania à qual era ligada até que o Regente D. João VI decretou sua separação, em 1817. Os livros de História começam a falar dela desde que o mameluco Calabar resolveu colaborar com os holandeses, em torno de 1630, época da “segunda invasão”.
Estudei treze anos com os Maristas. Nas edições FTD. Eles não perdoavam o colaboracionista. Não obstante, nos bancos ginasianos fazíamos simulados do julgamento do mameluco. À medida em que avançávamos e amadurecíamos, Calabar deixou de ser visto como um traidor. Com efeito, despontava a figura de um nacionalista que se preocupava com o desenvolvimento do país. Punha-se em evidência a gulodice extrativista dos portugueses. Acreditava-se que os compatriotas de Maurício de Nassau talvez fossem menos lesivos ao solo pátrio.
O Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, hoje situado no município alagoano de União dos Palmares, é outro marco libertário da nossa trajetória histórica. Zumbi, sobrinho de Ganga Zumba, um dos principais líderes, a incomodar o status quo vigente, entre nós, é festejado como um ícone, um símbolo da resistência contra a opressão.
Nosso território teria sido palco de um célebre caso de antropofagia, ninguém menos que o bispo Sardinha, em cerimonial dos caetés. O canibalismo (na hoje paradisíaca Barra de São Miguel) serviu de justificativa para o quase extermínio da tribo e o confisco de suas terras.
A Maceió que, mais uma vez, receberá de braços abertos colegas de todo o Brasil, particularmente os nordestinos, nasceu de um engenho. Seu nome tem a ver com águas e mangues. Sucedeu a bela e histórica cidade de Alagoas, hoje Marechal Deodoro, como capital. A antiga capital é um ponto turístico imperdível, com suas igrejas e museus, suas fantásticas praias, particularmente a belíssima Praia do Francês, antigo porto de escambo do Pau Brasil e desembarque de escravos.
Maceió, entre o mar e a Lagoa Mundaú, “onde o mar beija as areias com mais alma e mais amor”, embora não seja a maior em extensão territorial, é uma das mais belas capitais do país. Suas múltiplas praias de alvas areias e de águas ternamente mornas, não deixam dúvidas sobre a boa vontade do Criador.
Há bairros que não podem deixar de ser visitados: Bebedouro e Pontal da Barra. O primeiro pela beleza arquitetônica de seus casarões; o segundo, pelo primor de suas rendas, famosas no mundo inteiro. Jaraguá, no entorno do cais do porto, antiga zona boêmia e a Praça Deodoro, no centro da cidade, com seu conjunto arquitetônico neoclássico são visitas obrigatórias.
Marechal Deodoro é o berço do republicano que lhe dá o nome. O sangue derramado pelos seus irmãos na Guerra do Paraguai, sucessivamente enviados pela mãe, Rosa da Fonseca, tão logo era noticiada do falecimento de um filho, é lição de incomensurável patriotismo.
Alagoas é conhecida como Terra dos Marechais, numa alusão a outros patenteados, dentre os quais, Floriano Peixoto, o segundo presidente, consagrado na História como o “Marechal de Ferro”.
Nas letras, nas artes e na ciência, a terra que os abriga sente muito orgulho de ter sido berço de Tavares Basto, do Visconde de Sinimbu, de Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Adalberon Cavalcante, Sabino Romariz, Fernando Mendonça, Heckel Tavares, Paulo Gracindo, Djavan, Cacá Diégues, Nise da Silveira, Artur Ramos, Ib Gatto Falcão, dentre outros.
Nossa medicina situa-se entre as melhores do país. Somos destaque na Cirurgia Cardíaca, na Nefrologia, na Angiologia, na Cirurgia Plástica, na Pneumologia, na Ortopedia, na Oftalmologia, na Otorrino, na Oncologia, nas Cirurgias por Vídeo, nos transplantes de órgãos...
A Neurocirurgia alagoana foi oficialmente fundada com a chegada do Dr. Abynadá Liro, no início de 1972. O pioneiro, direta e indiretamente, foi responsável pela formação de dezenas de jovens, muitos deles já encanecidos. Multiplicando-se entre o magistério, a urgência, as eletivas e a Neurorradiologia, seus sucessores procuram manter a seriedade, a disciplina e o respeito pelos doentes, lições inestimáveis para todos nós.
Como um dos pioneiros, vejo com muito orgulho que as sementes que ajudei a plantar frutificaram. Nossas equipes, apoiadas em sólida formação científica e tendo a retaguarda de equipamentos de última geração, mesclam-se cabelos brancos dos mais antigos e o saudável furor operandi dos mais jovens. O resultado é o exercício de uma Neurocirurgia de altíssimo nível. Sem medo de errar, o maior neurocirurgião de Alagoas não é o avião da TAM.
Honrado pela distinção de Presidente de Honra do Congresso da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, saúdo a todos. Nosso Congresso foi preparado com desvelo para satisfazer os espíritos mais exigentes. Fazendo jus a sua célebre hospitalidade, feliz desde agora, Alagoas os recebe com os braços estendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário