quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ministro da Defesa da Coreia do Norte executado por adormecer em cerimónia - UOL

Hyon Yong-chol foi fuzilado por artilharia anti-aérea em frente a centenas de pessoas, de acordo com os serviços secretos sul-coreanos.
A última aparição pública de Hyon Yong-chol (à direita), em Moscovo SERGEI KARPUKHIN / REUTERS

O ministro da Defesa norte-coreano, Hyon Yong-chol, foi executado publicamente por ordem directa do líder Kim Jong-un, de acordo com informações reveladas pelos serviços secretos da Coreia do Sul.
Centenas de pessoas assistiram ao fuzilamento do ministro numa academia militar em Pyongyang no dia 30 de Abril, de acordo com a agência noticiosa Yonhap, que cita uma audiência parlamentar dos serviços secretos sul-coreanos. Hyon foi condenado pelo crime de “lesa-majestade” depois de ter sido encontrado a dormir durante uma cerimónia militar e por “não ter seguido as instruções” do líder norte-coreano.
A execução de uma figura tão bem colocada na hierarquia do poder norte-coreano é interpretada como mais uma demonstração de força de Kim Jong-un. Desde o início do ano, o líder norte-coreano ordenou a execução de 15 oficiais do regime, segundo informações dos serviços secretos sul-coreanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário