sexta-feira, 1 de maio de 2015

Massagueira: o famoso pólo gastronômico alagoano em Marechal. ÉASSIM


Caranguejada no coco
Caranguejada no coco
Camarão crocante.
Camarão crocante.
Distante 15 quilômetros de Maceió,  a Massagueira, povoao de Marechal Deodoro, é um dos principais polos gastronômicos de Alagoas. O lugar já é famoso por receber turistas de toda parte do mundo e os nativos que gostam de um camarão crocante ou de uma caranguejada ao coco.
lugares mais famosos quando se refere à culinária típica de Alagoas. Situado à margem da Lagoa Manguaba, o lugar pode ser comparado a um oásis gastronômico. É nesta parte do município de Marechal Deodoro onde se encontra uma variedade imensa de frutos do mar e da lagoa, além de deliciosos doces e bolos feitos artesanalmente.
O território hoje ocupado por Massagueira foi, em 1611 doado a João Esteves, em troca da construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O topônimo Massagueira deriva de um engenho de açúcar, do mesmo nome.
No passado a maioria dos habitantes do povoado era pescadores. Hoje, grnades condomínios  estão se instalando na área, à margem da lagoa Manguaba com uma proposta de uma vida bucólica e mais traquila. Da lagoa bares restaurantes têm a matéria prima para os pratos deliciosos do dia a dia.
São iguarias como massunin, sururu, camrão, caranguejo e, claro, peixes como a Carapeba, uma exclusividade da costa alagoana.
Depois de bares e restaurantes é obrigatório um encontro com as quituteiras do povoado que oferecem saborosos doces e bolos feitos à base de frutas regionais. São as cocadas,  suspiros,  bolos de mandioca e broas de goma. As guloseimas ficam em exposição à entrada do povoado e na beira da estrada.
A Massagueira é funciona de domingo a domingo, com frequência maior de visitantes nos finais de semana.
Para chegar – Pegar a Rodovia AL – 101 Sul, atravessando a Ilha de Santa Rita. Há ônibus diariamentesaindo da Praça da Faculdade, no Prado. Ou, para os que preferem os transportes alternativos, as lotações saem da avenida da Paz, em frente as Lojas Americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário