domingo, 17 de maio de 2015

DEU NO JORNAL DA BESTA FUBANA - LUIZ BERTO EDITOR

OS VERDADEIROS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO

No último dia 3 deste mês de maio, na página do jornalista Ancelmo Gois, foi publicada esta nota que transcrevo a seguir:
Enquanto o mundo se enfeita para comemorar os 70 anos do fim da Segunda Guerra, no Brasil, a memória dos nossos pracinhas está sendo relegada. Inaugurada em 1976 na Rua das Marrecas, 35, no Centro, a Casa da FEB (Força Expedicionária Brasileira), entidade de assistência aos ex-combatentes, vive um impasse. Lá dentro, no museu gratuito, está parte da memória de 25 mil brasileiros que, entre 1943 e o fim da Guerra, em 1945, lutaram na Itália contra o exército alemão.
Para fazer caixa, o governo do Rio quer vender o prédio. Há duas semanas, enviou a conta dos “aluguéis não pagos”: R$ 1,6 milhão. A entidade, hoje, se sustenta só com a cobrança de mensalidade, a R$ 26, de seus 400 associados. Já foram 10 mil. “O prédio nos foi cedido pelo então governador Carlos Lacerda”, lembra o tenente Israel Rosenthal, 94 anos, um dos cerca de 100 associados iniciais ainda vivos. (…)
Casa da Feb 2
O ex-combatente Israel Rosenthal
Recebidos como heróis, eles foram depois esquecidos pela sociedade. Alguns viraram alcoólatras, outros tiveram traumas sérios com o que viram. Desamparados pelo poder público, eles criaram a Casa da FEB. A Itália valoriza muito mais a FEB que o Brasil. Lá, há até pontos turísticos por onde passaram os brasileiros, cantam seus hinos nas escolas. Agora, com a morte da maioria deles, quem vai cuidar dessa memória? Quem vai manter isso vivo?
Estou transcrevendo esta nota, publicada há alguns dias, porque ontem um leitor me mandou um vídeo, acompanhado deste bilhete:
Segue aí crianças italianas monteses cantando o Hino da Força Expedicionária Brasileira como homenagem e gratidão aos nossos soldados que lá lutaram e venceram os nazistas. Aqui eles ainda não foram honrados e nem homenageados dignamente.
O vídeo enviado pelo leitor, onde criança italianas cantam em português  é este:
E, pra encerrar esta postagem, recomendo aos amigos leitores uma lida (ou relida…), num texto que escrevi em agosto do ano passado, sobre os pracinhas que são, estes sim!, verdadeiros heróis do povo brasileiro.
Conto com a paciência de vocês.
Basta clicar aqui para ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário