domingo, 3 de maio de 2015

CARTA ABERTA A UM VELHO AMIGO - DE RONALD MENDONÇA


Meu caríssimo e valoroso ala direita,
Houve um tempo, meu amigo, que pensávamos que a vida sempre iria sorrir. O destino foi duríssimo com você. Comigo, foi cruel. Poderia ter ido junto com meus filhos, mas resolvi ficar. Pensei em metralhar muita gente, acabar com tudo. Desisti e resolvi viver como gente novamente. Tinha um filho, minha mulher, tive pais corretíssimos, uma profissão, irmãos, amigos e pacientes. Não tinha o direito de jogar tudo no lixo.
Meu pai nos deixou alguns bens: herdei uma casa na Floriano Ivo. O maior patrimônio é a Zé Lopes. Acho que vale uns dez milhões. Tenho doze por cento disso. Ele já havia distribuído em vida. Digo a vc, companheiro, tenho um amor por aquilo ali... Talvez vc não imagine.
Durante muito tempo mantive-me afastado. Dava um plantão por semana e tinha uma retirada de dois mil reais. A fantasia de que os filhos do Zé Lopes nadavam em dinheiro, nunca passou disso. Nos últimos três anos não há retirada a não ser da diretora.
Digo a você, seguidos anos amargamos prejuízos com o SUS, parcialmente cobertos pela ala de convênios.
Recentemente (Um ano e pouco) resolvi assumir. Final de 2013, Surgiu a oportunidade de fazermos um contrato com a Secretaria da Saúde do Estado, com o Jorge Vilas Boas – um caro digno pra caramba, para receber pacientes do HGE. O partido dele perdeu as eleições, o contrato não saía por picuinha da Secretaria da Saúde do Município (SSM). Depois de uma adaptação sob a orientação da Regina Mendonça, inauguramos o espaço – Hospital Santa Rosa – e nada de sair um tal de CENES, fornecido pela SSM, e essencial para o contrato ser definitivamente celebrado.
Desgastei-me me reunindo com os assessores da Silvana Medeiros, mas consegui o CNES.
Essa mulher nunca liberou a AIH. AIH é a guia de internamento. Todo doente que sai do HGE tem uma guia. Qualquer hospital recebe, menos o Santa Rosa. É pouco, mas ajuda pra caramba.
Na Z[E Lopes as questões são: 1) Pagamento de diária mais elevada R$ 49,00 desde agosto. Recentemente ela anunciou que vai pagar 30,00 reais. E vai diminuir os leitos para 140 pacientes. 2) Pagar atrasados retidos indevidamente.
Meu amigo, finalmente vou lhe confessar: o SUS é uma merda. Nós somos loucos em continuar atendendo. Por isso, corre em Alagoas e no Brasil que os filhos do Zé Lopes são malucos. (Na verdade sõ são dois: eu e o Zé.)
Um abraço. Ronald

Nenhum comentário:

Postar um comentário