quarta-feira, 29 de abril de 2015

CCJ aprova vetos do governo e Cunha pede votação aberta para 17ª Vara - éassim


Deputado explicou que votação aberta é baseado na “PEC do Voto aberto” do Congresso Nacional. (Crédito: Naara Normande)
Rodrigo fez questão de mostrar o seu voto e não se convenceu do motivo que a Mesa negou seu pedido. (Crédito: Naara Normande)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou por 5 a 3 os vetos do governador Renan Filho ao projeto que regulamenta a 17ª Vara Criminal de Maceió. Os vetos foram efeitos às emendas parlamentares que descaracterizam as atribuições da esfera judicial que investiga orgnizações criminosas no Estado. A matéria agora vai ser levada ao plenário, onde uma votação secreta vai decidir o destino dessa história. Ou seja, se os vetos serão ou não derrubados.
Por isso mesmo, o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) protocolou, na tarde desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa, um requerimento para garantir que a votação sobre os vetos governamentais seja realizada de maneira aberta e transparente, entre eles o que envolve a 17ª Vara Criminal da Capital. A apreciação desses vetos está trancando a pauta do Legislativo alagoano há cerca de um mês.
O parlamentar apelou para a proposta de ‘modernização’ que vem sendo propalada pela Mesa Diretora e disse que este é o momento de mostrar que essa modernização vai muito além da implementação de sistemas de computadores. “Esta casa tem, agora, a oportunidade de rever sua postura e mostrar que os trabalhos aqui não se limitam ao cumprimento de ações judiciais e inovação tecnológica. O Ministério Público entrou com ação na justiça para que a votação dos vetos fosse aberta e esse também é o desejo dos alagoanos. Essa é uma decisão viável, tanto em termos jurídicos quanto sociais. O que falta é vontade política”, afirmou Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário