A FORÇA DO OTIMISMO
RONALD MENDONÇA
MÉDICO. MEMBRO DA AAL
Aproveitei os feriados do Carnaval para um exame de consciência. Recolhido em Ipioca, ouvindo bem-te-vis enamorados e o delicioso incansável alarido dos meus netos, debrucei-me sobre antigos artigos. Dentre os impublicáveis, os censurados e os publicados, cheguei à constatação: de fato sou um chato que só fala heresias e blasfêmias. Concluí que devo mudar. Não é possível alguém de quase setenta anos permanecer encrenqueiro como se tivesse dezoito.
Preocupa-me com a minha chegada ao outro mundo e o Pai consultar seu laptop, abrir a minha página e perguntar-me severo e desconsolado: “Então seu Ronald, que fizestes dos teus dias...”. “Por que alimentastes tantos ódios neste teu coração capenga...” “Fostes um bobo, cara.”
“Não sei, seu Mendonça, como o teu primo Carlos Mendonça permitiu que tu escrevesses tantas abobrinhas... Seu Ronald, a Gazeta é um órgão sério, pleno de cronistas do mais alto nível... O Carlito Lima, por exemplo, apesar dos temas picantes (que eu, Deus, adoro) deveria te servir de guia.
“Teu anticomunismo é pueril e folclórico. Devias ter te alinhado aos comentários de um Eduardo Bonfim... Perdias muitos pontos comigo quando discordavas do arquiteto Pedro Cabral. Tuas ironias, teu sarcasmo me entediavam. Que tens na tua alma, homem, para seres tão amargo...”
“Será que os ensaios de José Maurício Breda, Milton Henio, José Medeiros, Oduvaldo Persiano e Aloísio Alves nunca repercutiram em ti... Embora a religiosidade nunca tenha sido teu forte, bem que poderias seguir as doces lições dos bispos Edvaldo e Costa, que semanalmente tentavam abrir os teus olhos para Mim...”
“ Seu Ronald, tua antipatia pelo PT me entristecia. Daqui do alto eu cheguei a ficar zangado contigo”. Como um sujeito pode ser tão intolerante com D. Dilma, com ZeDirceu, com Genoíno, com o próprio Lula, com as reservas morais do teu país...”
“Tu fostes cego ou tonto ao não reconhecer as mudanças no teu País. Te digo mais, companheiro: nunca houve mensalão. Aquilo foi invenção da imprensa golpista e rancorosa a soldo do capital rentista. Tu errastes grosseiramente quando achastes que dois bilhões de dólares iriam quebrar tua maior empresa. As acusações ao líder do governo, senador Humberto Costa, são completamente infundadas...”
“Sempre cético, faltou em ti o que sobrava no oftalmologista Alan Barbosa: otimismo, filho, otimismo. Agora é tarde. Some da minha vista para sempre.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário