sábado, 14 de março de 2015

Casal larga tudo e viaja por um ano com R$ 24 por dia para alimentação Lema da viagem de Rafael e Amanda era 'tempo de sobra e pouco dinheiro'. Outro casal, de aposentados, vive em casa sobre rodas há quatro anos. G1


Uma vida em movimento, sem o peso da rotina, sem compromissos e sem obrigações. Você pode achar que essa vida é só pra quem tem muito dinheiro, mas Rogério, Seu Aparecido e Dona Lourdes, Rafael e Amanda mostram que não é nem um pouco impossível quando se aprende a viver com menos.
“O lema da viagem era: nós temos tempo de sobra, a gente só não tem dinheiro”, conta Rafael.
Às vezes, sem nenhum tostão.
Seu Aparecido e Dona Lourdes trabalharam 25 anos em uma pequena fábrica de móveis em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Filhos criados, netos crescidos e até um bisneto para alegrar a família. Com o sentimento de missão cumprida, chegou a hora de sombra e água fresca.
Aí eles viram que sobra muita coisa, muito acúmulo para esse novo jeito de viver. O estilo ficou mais descontraído. A casa espaçosa e confortável da família, vai ser alugada. Seu Aparecido e Dona Lourdes agora têm rodas nos pés - eles moram em um caminhão adaptado. A reboque, vai o carro de passeio.
A casa de Dona Lourdes e Seu Aparecido tem apenas 24 metros quadrados, mas tem tudo o que o casal precisa: uma cama, aparelho de condicionado, um televisor, um espaço para guardar lembranças de viagem e objetos de que eles gostam, um banheiro junto do quarto. Logo no corredor ficam o guarda-roupa e um espaço para guardar roupa de cama e roupa de banho. O outro banheiro é onde eles tomam banho. Um armário com potes para guardar mantimentos e louças. A geladeira, o fogão, as panelas, o micro-ondas. Na frente um aparelho de som, a mesa e à frente o melhor de tudo: a paisagem que muda sempre.
“A princípio a gente pensou bastante, ficou assim quase um ano para pensar se ia se adaptar ou não, mas a gente viu que era tudo que a gente queria. Já vai para quatro anos nessa vida”, conta a aposentada Maria de Lourdes Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário