segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA GAZETAWEB


Gazetaweb



Da Copa do Mundo às eleições, muitos foram os acontecimentos que marcaram o ano de 2014. Para relembrar os fatos mais importantes ocorridos em Alagoas e em todo o Brasil, a Gazetaweb preparou uma retrospectiva especial. Confira!

JANEIRO

O ano de 2014 começou com o pé direito para um alagoano que acertou os números da Mega-Sena da Virada. Ele dividiu o prêmio de R$ 220 milhões com outros três sortudos. Também em janeiro, 37 municípios tiveram situação de emergência decretada pelo governo do Estado por conta da seca e um camarote montado em um festival de música desabou, em Cruz das Almas, precisando ser isolado pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. Nesse m&ec irc;s, o Festival de Verão de Maceió levou milhares de alagoanos e turistas à orla da Ponta Verde, onde aconteceram shows de artistas locais e nacionais.

FEVEREIRO

Em fevereiro, a morte do empresário Guilherme Brandão, dono de uma das casas de shows mais conhecidas de Maceió, foi assassinado dentro do próprio escritório. Também nesse mês, militares, delegados e índios lotaram a Assembleia Legislativa para pressionar os deputados pela aprovação de projetos e um acidente na zona rural de Penedo resultou na morte de oito pessoas.

Marcante também foi o fechamento, para reforma, da Maternidade Escola Santa Mônica. Ainda em fevereiro, o jornalismo alagoano ficou mais triste com a perda do comunicador Ednelson Feitosa, vítima de um tumor no fígado. O desfile do 'Pinto da Madrugada' na orla de Maceió marcou o mês e abrilhantou as prévias carnavalescas na capital alagoana.

MARÇO

O mês de março foi de surpresa para os usuários de ônibus em Maceió. A passagem ficou mais cara e subiu para R$ 2,50. Duas personalidades alagoanas morreram neste mês: o desembargador aposentado Fernando Tourinho e o jornalista Gilvan Ferreira. Protestos e greves de servidores também marcaram os dias de março. Em um deles, 100% da frota de ônibus de Arapiraca ficou paralisada, prejudicando milhares de usuários. Em outro, agentes da Polícia Civil fecharam a entrada do Porto de Maceió e deixaram 45 caminhões em fila de espera.

Em São Luiz do Quitunde, cento e vinte famílias invadiram casas que seriam destinadas às vítimas das enchentes de 2010. Também em março, O CSA anunciou o paulistano Estevam Soares como o mais novo técnico e a escola de samba 'Gaviões da Pajuçara' se sagrou campeã do Carnaval em Maceió. O mês também foi marcado por outro crime que teve grande repercussão: o assassinato do advogado Marcos de Deus Félix, ocorrido na Praia do Francês.

ABRIL

O desabamento de um dos silos do Moinho Motrisa, no bairro do Poço, em Maceió, por pouco não terminou em tragédia no início do mês de abril. Carros ficaram soterrados pelo trigo e um jovem ficou ferido e precisou ser hospitalizado. Também em abril, o jogador brasileiro Daniel Alves ironizou um ato racista ocorrido em um jogo do Barcelona e comeu banana que foi jogada por um torcedor.

Neste mês, um ator, um escritor e um narrador esportivo deixaram os fãs com saudade. Morreram o ator José Wilker, o escritor colombiano Gabriel García Márquez e o narrador esportivo Luciano do Valle. Em Palmeira dos Índios, oito crianças foram contaminadas com o vírus do HPV por um homem foragido da Justiça. Em Maceió, um paciente sofreu parada cardiorrespiratória ao se preparar para um exame de endoscopia. Já em Rio Largo, famílias que receberam casas da reconstrução tiveram os imóveis inundados após fortes chuvas.

MAIO

O mês de maio foi marcado pelos anúncios dos pré-candidatos aos cargos de governador e senador do estado. O PMDB indicou o deputado federal Renan Filho ao governo. Já o PTB anuciou Collor ao Senado. Com a proximidade da Copa do Mundo, o esporte também teve grandes decisões: Roberto Mendes foi anunciado como o novo presidente do CSA e o técnico Felipão revelou à imprensa os convocados do time brasil eiro no mundial. O cantor Jair Rodrigues deixou a música mais pobre e faleceu aos 71 anos de idade. O jornalismo alagoano também ficou de luto e perdeu Valmir Calheiros.

As chuvas voltaram a causar transtornos em Maceió e um trecho da Avenida Pierre Chalita, recém-inaugurada, foi interditado por conta da grande quantidade de barro. O Hospital Universitário e ficou superlotado. A unidade também registrou o nascimento de gêmeos simeses. Nesse mesmo mês, um adolescente de 14 anos morreu ao cair do 6º andar de um prédio no Farol. A política local sofreu com a cassação de mais um prefeito, dessa vez o de Atalaia, por improbidade administrativa. Por fim, um júri popular condenou os acusados de matar um estudante em Palmeira dos Índios.

JUNHO

O mês de junho foi marcado, em todo o país, pela realização da Copa do Mundo. Maceió não ficou de fora e hospedou a seleção de Gana, que competiu no mundial. A chegada da comitiva ao estado movimentou a orla da Pajuçara, onde os atletas ficaram hospedados. D urante a estadia na capital alagoana, o jogador Muntari visitou uma comunidade carente no entorno do estádio. A estreia da seleção brasileira lotou bares e restaurantes e o trânsito ficou congestionado em alguns pontos da capital. Futebol de um lado e muito forró do outro. O concurso de quadrilhas 'Forró e Folia' agitou os festejos juninos na Praça Multieventos. A alagoana Luar do Sertão foi a campeã do concurso regional e trouxe o título para Alagoas.

Também em junho, o Partido Progressista anunciou Benedito de Lira como candidato ao governo e o PSB oficializou a candidatura de Eduardo Campos ao Palácio do Planalto. No fim do mês, o Presidente do Congresso Nacional Renan Calheiros anunciou a licença ambiental definitiva para o estaleiro em Coruripe. Após cinco meses, a lei de promoções da PM e do Corpo de Bombeiros foi aprovada pela Assembleia Legislativa. O jornalista José Árabes, que lutava contra uma leucemia, morreu e deixou o jornalismo alagoano, mais uma vez, de luto.

JULHO

Durante a realização da Copa do Mundo, a torcida ficou mais triste com a lesão vertebral que o craque Neymar sofreu no jogo contra a Colômbia, além dos dois 'vexames' da seleção brasileira - um contra a Alemanha e outro contra a Holanda. O time alemão, por sua vez, se sagrou campeão no Maracanã com gol de prorrogaç&at ilde;o. O mês de junho também se destacou pela quantidade de crimes ocorridos no estado: um travesti foi executado a pauladas em Coruripe; uma chacina deixou quatro pessoas mortas no Feitosa e o corpo de uma nutricionista foi encontrado em um matagal na Santa Amélia.

Os policiais acusados de chacina no condomínio Solaris foram absolvidos e o caso foi dado como encerrado. Na disputa pelo governo de Alagoas, o candidato Eduardo Tavares desistiu do pleito. Lilian Rose, primeira colunista social de AL, morreu vítima de um infarto, e um avião da Malaysia Airlines caiu na Ucrânia e matou 295 pessoas. Em tom de reivindicação e protesto, os membros da reserva técnica da PM acamparam na Praça dos Martírios cobrando convocação, e professores da rede municipal entraram em greve por tempo indeterminado. Em Aracaju, um prédio em construção desabou e deixou feridos. As vítimas do incidente eram alagoanas.

AGOSTO

Em agosto, aconteceu o caso policial que teve maior repercussão do ano em Alagoas: a morte da soldado Izabelle Pereira. A militar foi atingida por disparos de metralhadora dentro de viatura da Radiopatrulha, onde estava de serviço. Neste mês, também foi registrada a morte cantor alagoano Raffa Honorato, encontrado sem vida dentro do próprio apartamento, e do candidato à presidência Eduardo Campos, vítima de um acidente aéreo. Dias antes de falecer, Campos esteve em Arapiraca e se encontrou com jovens do Agreste. No horário político, a cena do beijo de um casal gay gerou comentários e dividiu opiniões nas redes sociais.

O desaparecimento do jovem Davi Silva, de 17 anos, após uma abordagem policial, também foi registrada no mês de agosto e continua sendo uma incógnita para a polícia. A superlotação do Hospital Universitário, por sua vez, fez a maternidade fechar as portas. No fim do mês, servidores municipais iniciaram uma greve geral e fizeram um ato no Centro.

SETEMBRO

No mês de setembro, três irmãos foram encontrados mortos em um apartamento no bairro do Pinheiro, em Maceió. A suspeita é de que um deles tenha sofrido uma crise de bipolaridade e atacado os outros dois, cometendo suicídio em seguida. Nesse mês o vereador de Piaçabu&c cedil;u, Antônio Carmo, foi assasinado após sofrer uma emboscada e um ex-bbb foi preso em Maceió suspeito de agredir a namorada, uma bailarina do Faustão. Na política, Ricardo Lewandowski tomou posse como presidente do Supremo e a Assembleia Legislativa derrubou o veto à Lei de Promoções da PM. Após injúrias raciais, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil. No programa 'The Voice', irmãos alagoanos foram aprovados na primeira etapa do programa.

Na noite de um sábado, bandidos invadiram um hipermercado e fizeram funcionários reféns em Maceió. Todos acabaram presos e ninguém ficou ferido. Em Rio Largo, a ponte que dava acesso à Usina Utinga Leão desabou. Ainda nesse mês, o Ibama liberou a licença definitiva para a construção do estaleiro Eisa em Alagoas e agricultores alagoanos foram encontrados em condições de escravidão em Sergipe.

OUTUBRO

O mês de outubro foi marcado por decisões eleitorais. Antes do pleito, Dilma Rousseff, candidata à presidência, esteve em Maceió e participou de um ato. No dia da votação, uma eleitora foi agredida pelo Coronel Brito, candidato ao Senado, na frente de um policial militar< span style="color: #000000;">. Com votação apertada, Dilma se reelegeu presidente. Fernando Collor foi reconduzido ao Senado e Renan Filho se tornou o mais novo governador de AL. Rodrigo Cunha e JHC foram os candidatos mais votados em Alagoas para os cargos de deputado estadual e federal, respectivamente. Ainda na política local, Kelmann Vieira foi eleito o novo presidente da Câmara de Maceió.

O mês também foi de orgulho para dois alagoanos. Millane Hora se tornou a 13ª integrante do 'The Voice' e o jogador alagoano Roberto Firmino foi convocado para disputar amistosos pela seleção brasileira. A prisão de oito vereadores e um ex-secretário em Joaquim Gomes, além da prisão em flagrante de uma delegada autuada por tentativa de homicídio também foram fatos repercutidos. Outros acontecimentos que ganharam repercussão foram a morte do menino Fabrycio, atropelado na Avenida Fernandes Lima, enquanto tentava atravessar a via usando a faixa de pedestre; o acidente entre uma van e uma carreta na BR-101, que matou seis pessoas. Além dis so, um clarão no céu assustou moradores de AL, PE e PB e 38 jovens de Alagoas foram encontrados em condições subumanas no Rio de Janeiro.

NOVEMBRO

A crise financeira na Prefeitura de Maceió foi um dos destaques do mês de novembro. O prefeito Rui Palmeira (PSDB) reduziu o próprio sálario em 30% e servidores paralisaram as atividades. Além disso, houve a exoneração de cargos comissionados. Dilma Rousseff sancionou a lei que ameniza a dívida pública de AL e o governador eleito Renan Filho anunciou Ênio Lins para comandar a Secretaria de Comunicação. Sergio Jucá foi reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça.

No programa 'The Voice Brasil', os alagoanos Kiko e Jeane e Millane Hora foram eliminados. O Enem, tradicionalmente realizado todos os anos, teve recorde de inscritos no Brasil e a 'Black Friday' atraiu consumidores às lojas da capital alagoana. Três fatos chocantes foram noticiados pela imprensa: o assassinato do filho da secretária de Cultura de Arapiraca; o envenenamento de cães do Projeto Acolher e a prisão de um homem acusado de abusar sexualmente de adolescentes em Boca da Mata. No mesmo mês, uma escola na Serraria foi fechada devido à ameaças que um aluno fez à diretoria e funcionários. A morte do ator Roberto Bolaños, do seriado 'Chaves', de ixou o mundo artístico de luto. Em contrapartida a toda a tristeza, um evento que contou com a presença de cerca de 30 mil pessoas lotou a praia de Pajuçara: o Lopana Boat Fest.

DEZEMBRO

Em dezembro, o servidor público Wellington Pacheco, que atropelou o menino Fabrycio na Fernandes Lima, foi preso. Detentas do presídio Santa Luzia fizeram um motim e queimaram colchões. A Casa de Custódia e a Central de Flagrantes de Maceió registrou superlotação, causando revolta nos presos. Um aplicativo que monitora horários dos usuários de ônibus na capital foi lançado pelo município: o CittaMobi. Por falar em transporte, a carteira de habilitação em Alagoas passou a ficar mais cara. Agora, é preciso desembolsar R$ 1.200 para se habilitar a conduzir veículos. Para conter gastos, a Prefeitura de Maceió diminiu o número de refeições diárias no Restaurante Popular e desagradou a população. O fãs de Jazz também ficaram comovidos com o fim do funcionamento do Rex Jazz Bar, na Pajuçara.

De férias em Alagoas, a jogadora Marta sofreu um acidente e capotou com o carro em Santana do Ipanema. Pro sorte, ninguém se feriu. Outro acidente, também em Santana do Ipanema, vitimou uma criança: um caminhão pau de arara tombou depois que o motorista perdeu o controle do veículo. O colunismo social ficou mais triste com a morte do crítico de arte Romeu de Loureiro. Por falar em cultura e arte, o sururu foi registrado como Patrimônio Imaterial de Alagoas.

Ainda em dezembro, o Ministério Público flagrou um cachorro roendo ossos humanos em um cemitério da capital e a PF deflagrou uma operação contra fraude na merenda escolar em AL. Neste final do mês, um Memorial em homenagem à rainha Marta foi inaugurado no Trapichão e o recém eleito Renan Filho anunciou o novo secretariado do governo. Na última semana do ano, mais uma notícia triste: a morte de cachorros envenenados dentro do Neafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário