terça-feira, 30 de setembro de 2014

TEXTO DE RAFAEL RODRIGO MARAJÁ

Almoçando com Nery na casa do Moreira

foto: blog do Carlito Lima

Fui almoçar, depois da IV FLIMAR, e a inquietação dos livros levou-me ao Almoçando com Nery na casa do Moreira, de Carlito Lima. E, de repente, era história de Penedo aqui, de Marechal Deodoro ali; uma infinidade de histórias do velho capita.
Carlito Lima retrata o cotidiano de maneira leve e divertida, muito parecida com uma roda de amigos em que as experiências fazem de um simples almoço um evento digno de livro. Quem foi à IV FLIMAR teve a oportunidade de adquirir, gratuitamente da mão do autor ou comprada na livraria próxima, a obra capaz de tornar o almoço de qualquer casa uma festa.
Na obra, Lima conta como a vida é divertida sem deixar de mostrar, em um plano de fundo sutil, como a política e a cultura alagoana fazem do tempo um elemento essencial para uma boa anedota, um dos passatempos preferidos dos alagoanos.
Quem não conhece a primeira Capital de Alagoas, ou a atual, ou as cidades históricas pode optar por levar Carlito Lima para casa, enclausurado em sua obra, e chamá-lo para uma conversa agradável onde tudo terá: amantes que se encontram depois de cinquenta anos, Seu Rodrigues – aquele de Dona Fafá e Ulisses, as empregadas e os patrões, a carta de uma virgem... Eita!
Uma obra genuinamente alagoana que até a sogra, morta, é roubada junto com o carro em um posto qualquer. Só imagino se alguém encontrou o corpo e o susto que deve ter tomado.
O almoço foi divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário