segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

UM TEXTO DE RONALD MENDONÇA

ASSUM PRETO DO CARIBE
Por: » RONALD MENDONÇA – médico e membro da AAL.
Odiada e vilipendiada, espécie de Geni dos petistas et alii, dra. Ramona, uma das “médicas” cubanas que aqui vieram para “contribuir de forma humanitária” com a saúde do povo brasileiro, abriu o bico. Como o assum preto cego dos olhos, ficou com o canto mais triste. “Cega dos olhos”, por uma maldade “das pior”, como na canção, Ramona prefere assim a uma gaiola. Ainda que o céu não possa mirar. 

Fugindo da gaiola da ilha, cantará melhor? A cubana preferiu cegar-se (romper com a ditadura) a perder a liberdade, preferiu a cegueira (asilar-se) a perder o direito de reclamar a indignidade de receber noventa por cento a menos que seus colegas. Ameaçada de extradição, o regresso ao “paraíso socialista” delineia-se suicídio. Como seria recebida pelo sanguinário ditador aposentado? E pelo esbirro que responde pela ilha?

“Ambiciosa!”, “Agente do capitalismo internacional!”. De que te queixas, Ramona? Não és feliz ajudando os miseráveis? Que raio de comunista és? Afinal, passaste quatro meses entupida. Assinaste um “contrato” que rezava que irias receber 450 dólares... Não te bastam casa e comida? O que um comunista desejaria mais da vida, além disso, já que tua colega Natasha jurou que o dinheiro não os motivam. Que ela, Natasha, e todos vocês, aqui estariam porque amam a profissão médica...

A mosca azul do capitalismo te picou, mulher? Por acaso, estás a sustentar algum malandro brasileiro, que te exigiu mais grana para desperdiçar na esbórnia? Tiveste a desdita de arranjar um Vadinho dos cafundós dos sertões? Talvez eu adivinhe: para deixar o tempo menos inóspito nesta solidão infinda, resolveste acompanhar as novelas da Globo.

Ah, filha! Que detestável hábito pequeno-burguês. Traída pelo desejo, não sabias que as novelas ditam as condutas morais desse país. Nunca mais serás a mesma. “De cada amor, restará só o cinismo...”.

Quem mais te encantou? César ou

Félix? Pilar te serviu de exemplo? Querias ser uma Marta Suplicy? Pior do que isso é acompanhar as baboseiras do Big Brother. Ali é desmantelo de verdade, minha amiguinha Ramona. Vale tudo.

Companheira, onde já se viu “médica” formada em Cuba acompanhar novela de TV? Agora, está explicado teu detestável surto de consumismo. Não vai demorar e estarás com o sotaque da Luana Piovani e até sonhando ter aquela deliciosa e burguesíssima anatomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário