domingo, 22 de setembro de 2013

DOIS DEPOIMENTOS - 4ª FLIMAR

                      DOIS DEPOIMENTOS E A 4ª FLIMAR
          

"A FLIMAR, a bem da verdade, não se limita a um evento: é desde o início um acontecimento político, cultural e social. Ao voltar este ano a Marechal Deodoro, vejo que a literatura pode fazer parte de um amplo projeto de transformação social.
     Como disse o escritor Homero Fonseca, o significado de uma festa literária vai muito além da mera “espetacularização” de que falam alguns críticos. Uma festa literária aproxima as pessoas e exercita a arte do encontro. Mais que isso, é um dos poucos instrumentos, além da própria leitura, que permitem fortalecer o reconhecimento social do escritor. No Brasil, até bem pouco tempo, os escritores eram para muitas pessoas seres distantes, inatingíveis, espécie de monges abnegados que em suas casas lutavam com os rascunhos. Ver Ignácio de Loyola Brandão rodeado de crianças na saída do auditório é cena que não se apaga da memória (e para algumas crianças de Marechal Deodoro essa foi a primeira vez que travaram contato com um escritor).
A coisa é mesmo espetacular e não há nenhum problema nisso, desde que o espetáculo não seja um fim em si mesmo. A festa alagoana tem como objetivo democratizar o acesso à leitura literária (e não apenas ao letramento). Saio da FLIMAR mais uma vez encantado e sobretudo entusiasmado, no sentido grego da palavra: carregando deus dentro de si. Uma vasta programação na escola técnica federal com palestras e oficinas, bem como nas escolas públicas e nas praças. Concertos nas igrejas, exposições, apresentações de grupos folclóricos, contação de histórias, concurso de redação. Cabe destacar também as tradicionais bandas filarmônicas da cidade e a expressiva presença de cordelistas. Mais de quarenta escritores deu maior envergadura a essa segunda edição da FLIMAR, que em meio ao casario colonial e a um cenário paradisíaco estende também seus braços a escritores de outros países (Argentina, Bolívia, Moçambique). "Ovídio Poli Junior (Paraty - RJ)"
A  “IIIª FLIMAR”
        "Nesse final de semana, realizou-se a 3ª FLIMAR. Veio gente do pais inteiro, do Rio Grande do Sul ao Amapá, e da America Latina: jornalistas, escritores,  conferencistas, poetas, cantores, grupos de teatro, folclore. Durante cinco dias, diante de suas magníficas igrejas barrocas e sobrados patinados, e sobre as praças de pedras seculares, a cidade tornou-se um anfiteatro da cultura a céu aberto.
          Este ano, a IIIª FLIMAR homenageou consagrados intelectuais: o antropólogo e folclorista alagoano Theo Brandão (Theotônio Vilela Brandão), que fez parte da celebrada geração de Graciliano Ramos, Raul Lima, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz e seu marido José Auto,  Aurélio Buarque, Diegues Junior, tantos outros; homenageou também o alagoano acadêmico Ledo Ivo, maior poeta vivo do pais, e o consagrado romancista baiano-carioca Antonio Torres. Todos os dias, de manhã, de tarde e à noite, intelectuais fizeram conferencias. Ricardo Cravo Albin, com sua sabedoria e bagagem histórica,celebrou os 100 anos de Luiz Gonzaga.  O romancista Antonio Torres, o jornalista e escritor Luiz Gutemberg e Janaina Amado debateram o significado litero-cultural do centenário do saudoso Jorge Amado. A escritora e critica literária baiana Miriam Salles analisou a nova literatura nordestina e amazônica.                                        
Durante três horas, a carioca Beatriz Rabello apresentou para  dezenas de bibliófilos uma oficina  de restauração de livros antigos.       
          E eu mostrei minha experiência de meio século de jornalista que também publica livros, como contei em meu ultimo livro “A NUVEM – O Que Ficou do Que Passou".  "Sebastião Nery - jornalista"

NESTA SEMANA, ENTRE 25 E 28 DE SETEMBRO, ACONTECERÁ A 4ª FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO COM MUITAS ATRAÇÕES. SERÃO HOMENGEADOS OS ESCRITORES GRACILIANO RAMOS E CACÁ DIÉGUES, PALESTRAS E MESAS DE DEBATES COM AUDÁLIO DANTAS, RICARDO RAMOS FILHO, PALOMA AMADO, LUIZ GUTEMBERG, MINISTRO ALDO REBELO, ENTRE OUTROS. MAIORES INFORMAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO NO BLOG-SITE: www.4flimar.blogspot.com
ALÉM DOS ÔNIBUS E VANS DE CARREIRA SAÍNDO DA PRAÇA AFRÂNIO JORGE NO PRADO, HAVERÁ ÔNIBUS ESPECIAL DIARIAMENTE SAINDO DA PRAÇA SINIMBU ÀS 8:30 DA MANHÃ.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário