terça-feira, 4 de junho de 2013

Operação da PF cumpre ordens de buscas e prisões e afasta prefeitos em Alagoas - TNH 1


Polícia Federal cumpre mandados na orla de MaceióPolícia Federal cumpre mandados na orla de Maceió

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (4), uma grande operação para prender acusados de crimes contra a administração pública em Alagoas. Mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Maceió e em cidades do interior do estado. Na capital, mandados de prisão estão sendo cumpridos nos bairros da Ponta Verde e Gruta de Lourdes.
Segundo a Polícia Federal, a "Operação Cabipe" tem como objetivo combater o desvio de recursos públicos nos municípios de Tanque D'Arca, no Agreste, e Piaçabuçu, no Sul de Alagoas. O montante desviado foi de aproximadamente R$ 5 milhões, segundo a assessoria da PF.
Estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva, ou seja, uma prisão para interrogatório. Serão afastados de seus cargos 26 funcionários públicos, bem como os prefeitos dos dois municípios. Ainda de acordo com a PF, os funcionários e prefeitos afastados ficam proibidos de entrar nos prédios das prefeituras e respectivas repartições.
Cumprem os mandados 130 policiais federais e 10 auditores da CGU (Controladoria Geral da União), divididos em 30 equipes. Ainda na manhã desta terça-feira, os delegados Igor Romário de Paula e Jorge Eduardo, responsáveis pela operação, e o superintendente regional da PF-AL, Omar Gabriel Haj Mussi, farão um balanço dos trabalhos em entrevista coletiva à imprensa.
O nome da operação Cabipe foi escolhido por significar "mentira" em Romani, a língua falada pelos Ciganos que fundaram Tanque D'Arca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário