domingo, 26 de maio de 2013

Programa Bolsa Família sustenta metade dos alagoanos Iniciativa federal injeta R$ 800 milhões por ano na economia do Estado - GAZETAWEB


O que você faria com 155 reais? A pergunta feita a integrantes da classe média tem respostas variadas. “Uma farra na pizzaria com um bom vinho; consertar a descarga do banheiro; ir ao cinema, comprar pipoca, assistir três filmes e pagar tudo para o namorado; quitar contas que vão vencer; guardar no cofrinho ou comprar coisas que está querendo: um ventilador de teto, calça e camisa, discos de vinil, um sapato de salto acima de 13 centímetros, um rebatedor para a máquina fotográfica, brinquedo para o filho” e por aí vai.

Para os pobres, a decisão é uma só: comprar comida. As famílias cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF) em Alagoas recebem uma renda média mensal de R$ 155, 52. O Grupo de Pesquisa em Economia Popular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fez um levantamento do que se pode comprar todo mês com este dinheiro. O trabalho realizado esta semana chegou à surpreendente relação de 14 itens que formam uma senhora feira.

Para chegar a tal façanha, os estudantes da Ufal fizeram o que as donas de casa do Bolsa Família sabem fazer muito bem: pesquisaram minuciosamente os preços nas feiras livres do Jacintinho e do Tabuleiro do Martins, nos dias 21 e 22 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário