terça-feira, 2 de abril de 2013

Ipea pontua quatro cidades de AL no Mapa das Armas de Fogo do Brasil - G1


Quatro cidades alagoanas – Maceió, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Penedo – estão entre as 20 microrregiões brasileiras que mais possuem armas de fogo em relação ao número de habitantes. A constatação é do Mapa das Armas de Fogo nas Microrregiões Brasileiras, estudo que foi desenvolvido entre os anos de 1996 e 2010 pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Divulgado na segunda-feira (1), o levantamento, que expôs a evolução da cultura das armas e suas implicações para o país, considerou dados mensais de vários tipos de crimes e de homicídios provenientes dos registros policiais e da base de dados do Ministério da Saúde (SIM/Datasus).

No ranking do Mapa das Armas de Fogo nas Microrregiões Brasileiras em 2010, a cidade de Palmeira dos Índios figura em 4º lugar com taxa de homicídio por arma de fogo de 42,3 por 100 mil habitantes diante de uma população de pouco mais 175 mil pessoas. A capital alagoana,Maceió, ocupa o 5º lugar com taxa de homicídio por arma de fogo de 101,3 diante de uma população de 1,14 milhão habitantes.
reprodu (Foto: Reprodução/IPEA)Ranking elaborado através do levantamento de especialistas do IPEA  (Foto: Reprodução/IPEA)
Na sequência, ainda aparecem as cidades de São Miguel dos Campos, em 8º lugar, com uma taxa de homicídio de 49,6 diante de uma população de 284 mil habitantes; e  Penedo, em 16º lugar, com taxa de homicídio de 47,4 diante de uma população de pouco mais de 124 mil habitantes.

Ao apresentar evidências de que o maior número de armas nas mãos de civis reflete nas taxas de homicídios, os pesquisadores do Ipea recomendam que campanhas que apostam no desarmamento da população sejam aperfeiçoadas e otimizadas para garantir uma maior segurança no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário