sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

USP ENTRE AS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO


A USP (Universidade de São Paulo) é a melhor instituição de ensino da América Latina e a 19ª do mundo, segundo um ranking publicado pelo Webometrics (Ranking Web of World Universities).
O levantamento considera a produção e a publicação de conteúdo acadêmico das instituições na internet, observando o tamanho e a visibilidade da instituição, entre outros pontos. No ranking mundial, a USP está à frente de grandes universidades internacionais, como Princeton University, que ficou na 24ª posição, Michigan State University, 26ª, e University of Chicago, 39º lugar. Apesar da melhor colocação,
a Univesidade de São Paulo caiu quatro posições na colocação geral em 2013. No ano passado, a universidade ocupava a 15ª posição.
As cinco primeiras colocadas no ranking mundial foram a Harvard University, Stanford University, Massachusetts Institute of Technology, University of Michigan e University of Pennsylvania.
Em relação ao ranking latino-americano, a USP fica à frente de Universidad Nacional Autónoma de México, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Universidades brasileiras
Apesar das universidades americanas, canadenses e inglesas serem maioria no ranking das 500 melhores universidades analisadas, instituições brasileiras tiveram boas colocações.
Atrás da USP, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul aparece na 129ª posição mundial, seguida pela Unicamp, 177ª, Universidade de Brasília (181ª), Universidade Federal de Santa Catarina (205ª), Universidade Federal do Rio de Janeiro (241ª), Universidade Federal de Minas Gerais (254ª), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (292ª) e a Universidade Federal Fluminense (312ª posição).
Mas é no ranking latino-americano que as universidades brasileiras se destacam e são maioria. Entre as 10 melhores colocadas, apenas três são de outros países: Universidad Nacional Autónoma de México (2ª posição), Universidad de Chile (7ª) e Universidad de Buenos Aires (8ª).

Nenhum comentário:

Postar um comentário