Nelson da Rabeca, Orquestra de Tambores de Alagoas e Dona Zeza do Coco são atrações confirmadas na inauguração do Espaço Nordeste de Marechal Deodoro, no próximo dia 15. O Centro é uma parceria do Banco do Nordeste, INEC e Prefeitura Municipal, e terá programação cultural permanente, além de atendimento a microempreendedores urbanos, rurais e às MPEs.
Maceió, 12 de novembro de 2012 – Muita música, literatura e arte popular é o que promete a programação cultural da inauguração do Espaço Nordeste de Marechal Deodoro, que acontece no próximo dia 15, à partir das 10h30, com previsão de encerramento às 19h. O Espaço é um Centro de Cultura e de Negócios do Banco do Nordeste, em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania e Prefeitura Municipal. Primeiro equipamento dessa natureza a ser implantado no Estado, oferecerá atividades culturais permanentes, além de atendimento negocial destinado aos microempresários urbanos, rurais e às MPEs.
Durante todo o dia 15 haverá atendimento voltado ao crédito e uma série de atrações culturais que incluem: apresentação de seu Nelson da Rabeca (11h30), Contação de Histórias (15h), Dona Zeza do Coco (16h30) e Orquestra de Tambores de Alagoas (18h), dentre outras.
A iniciativa já funciona, com sucesso, em outros estados como no Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Paraíba, Minas Gerais e no Espírito Santo. Segundo o superintendente Estadual do BNB em Alagoas, Antônio César de Santana, a ideia é expandir esses Espaços para outras cidades alagoanas. “O Banco do Nordeste tem como estratégia prioritária a ampliação de sua base de clientes e de negócios, de forma aliada à expansão de suas ações culturais, visando possibilitar o desenvolvimento sustentável por meio do crédito, da parceria, da assistência técnica, mas também da melhoria do acesso a equipamentos e atividades culturais para toda a população nordestina”, ressaltou.
Inauguração
O Espaço Nordeste de Marechal Deodoro funcionará no prédio do atual Espaço Cultural Santa Maria Magdalena da Alagoa do Sul, no Centro Histórico do município, e será inaugurado no próximo dia 15, a partir das 10h30, durante as comemorações alusivas ao Dia da Proclamação da República, com a presença do Governador em exercício Sebastião Costa Filho, da presidente do INEC, Cássia Regina Xavier de Andrade, e do Superintendente Estadual do BNB em Alagoas, Antônio César de Santana.
Na ocasião, haverá o lançamento da coleção de cartões postais “O Barroco de Marechal”, do repórter fotográfico Pablo de Luca, e textos explicativos da arquiteta, professora e doutora Josemary Ferrare.
Serão seis salas, incluindo espaço de inclusão digital, salas de leitura, salas de oficina de arte, sala de atendimento aos microempreendedores, além de espaço multiuso que se interligará à Biblioteca Municipal, e de atividades que acontecerão no auditório local, com capacidade para mais de 300 pessoas.
Programação permanente e desenvolvimento do Turismo
O Espaço Nordeste de Marechal Deodoro contará com programação permanente voltada a atividades culturais ligadas à música, teatro, dança, literatura, cinema, manifestações folclóricas, entre outras, além de prestar atendimento às MPEs e ao público de seus Programas de Microcrédito Produtivo Orientado Urbano (Crediamigo) e Rural (Agroamigo).
Para tanto, o INEC contratou um assessor cultural, um assessor social, uma assistente administrativa e um professor de dança, que dará apoio às atividades culturais. Além disso, para a parte de negócios, os assessores dos Programas Crediamigo e Agroamigo manterão atendimento diário no local, e haverá ainda a participação de funcionários da Agência Maceió Centro do BNB para superir a demanda dos demais empresários.
Dessa forma, o Banco do Nordeste pretende ampliar o apoio às políticas governamentais, tendo como base a inclusão social e cultural, a dinâmica econômica, o meio ambiente e a melhoria dos indicadores econômicos e sociais.
Para o secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, a instalação do Espaço Nordeste na cidade “é um sonho antigo que agora vai se concretizar, promovendo não só o desenvolvimento da cultura no município, mas criando um fluxo turístico e cultural contínuo que beneficia todo o Estado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário