sábado, 10 de novembro de 2012

JB NA HISTÓRIA


9 de novembro de 1989 - A Queda do Muro de Berlim

A Queda do Muro de Berlim - 9 de novembro de 1989


Vinte e oito anos após sua construção, o Muro de Berlim era enfim derrubado pelo governo da Alemanha Oriental, até então país satélite da União Soviética. Além da demolição de um dos maiores ícones da bipolarização ideológica do mundo na Guerra Fria, o debilitado governo comunista do bloco oriental abria suas fronteiras para o livre trânsito de pessoas e mercadorias entre as duas Alemanhas.

“As viagens para fora do país poderão ser feitas através de todos os postos fronteiriços entre o nosso país e a Alemanha Ocidental ou outros vizinhos”, declarou um dos dirigentes reformistas do Partido Comunista.
A queda do Muro de Berlim - web


Nos Estados Unidos, George Bush [pai] comemorava o suposto triunfo de seu regime político e ideológico. Para ele, assim como para grande parte do Ocidente, a queda do muro demonstrava que eram irresistíveis os ventos democráticos que varriam o mundo no fim da década de 1980: “Este foi o maior triunfo do Ocidente desde o fim da Segunda Guerra Mundial”.

Com a derrubada do muro e a permissão para a emigração da população oriental, a onda de protestos contra o governo da RDA aumentou ainda mais. Dado o primeiro passo para uma possível reunificação, o povo saía às ruas para pedir a total redemocratização. Dias antes da decisão de abrir as fronteiras, uma passeata de um milhão de alemães orientais ocasionou a demissão de 44 ministros e 18 membros da alta cúpula política do PC. Era a maior crise no governo da RDA em 40 anos de existência.

Em outubro do ano seguinte, as pernas cansadas da velha gestão comunista não mais seriam capazes de sustentar o peso da pressão internacional e popular, os fortes abalos econômicos na estrutura debilitada do sistema, e as violentas discussões ideológicas dentro do partido: o PC finalmente cairia. A RDA e a RFA voltariam a formar apenas uma Alemanha. Não tardaria também em desaparecer o governo central da URSS, após um turbulento processo de emancipação política das demais colônias soviéticas do Leste europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário