quinta-feira, 22 de novembro de 2012

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA


O RIO TRICOLOR E A 3ª FLIMAR

SOU DO TIME TANTAS VEZES CAMPEÃO

O Rio de Janeiro amanheceu em festa, domingo colorido, aliás, tri colorido, bandeiras do Fluminense dependuradas nos prédios, nas casas, nos muros, no Cristo. Bandeiras levadas em carros, bicicletas, velocípedes, engalanavam a Cidade Maravilhosa. Pela manhã assisti a um concerto emocionante em homenagem a Villa Lobos no Jardim Botânico, vestindo camisa grená da vitória do tetra campeonato me alegrei em ver tricolores se espalharem no jardim com diversas camisas e diversas idades, educadamente ouvindo o “Trenzinho Caipira” ou a “Bachianas”. Ser tricolor é outra coisa, é ser chique, nessa manhã fraternamente conheci alguns colegas de torcida, se tornaram amigos de infância, fui convidado a almoçar num belo restaurante decorado com as três cores do Rio, verde, branco e grená. Ainda dei uma volta no calçadão do Leblon, mulheres encantadoras felizes comemorando o tetra campeonato. Afinal pela tarde o magnífico Fred recebeu a taça no jogo do Engenhão, Fluminense Tetra Campeão, o Rio é tricolor.


A 3ª FLIMAR VAI BOMBAR
Os preparativos para a terceira edição da Festa Literária de Marechal Deodoro, 3ª FLIMAR, é a ordem do dia do prefeito Cristiano Matheus. Essa linda, bendita, histórica cidade será palco novamente, entre 28 de novembro e 1 de dezembro de um dos maiores eventos culturais do Nordeste e do país. A 3ª FLIMAR já tem um espaço garantido no cenário da cultura nacional e internacional. Em 2012 estão programadas diversas palestras e mesas de debates com o que existe de melhor na literatura brasileira, ouviremos no auditório do Espaço Cultural escritores como Lêdo Ivo, Janaína Amado, Antônio Torres, Ricardo Cravo Albin, Marília Arnaud, Sebastião Nery, Miriam Salles, entre outros. No IFAL (antiga Escola Técnica Federal), alunos e o povo em geral (todos os eventos abertos à população) terão diversas oficinas, aprender a escrever um conto, aprender a desenhar uma charge com eclético jornalista Ênio Lins, aprender a restauração de livros velhos com Beatriz Rabello ou aprender as primeiras noções de fazer cinema com o cineasta René Guerra.  A diversidade da mostra de cultura é a marca a FLIMAR. Em homenagem ao professor e folclorista Théo Brandão na orla de Marechal diversos folguedos alagoanos brincarão para divertir aos visitantes.
Na Casa-museu do Marechal, onde nasceu o proclamador da República, jovens representarão personagens históricas da cidade, como Tavares Bastos, Rosalvo Ribeiro, vivenciando o dia de hoje. No mezanino da casa haverá exposição de fotografias de Pedro Macedo. Todo o dia, entre 16:00 e 19:00 horas no jardim da Casa do Marechal poetas farão um sarau recitando poemas. Imperdível a visita à Casa do Marechal ao entardecer.
A feirinha de livro e cultura, um presente da FIEA, apresentará diversas culturas locais, mulheres rendeiras ensinando a bordar, cocadas, ABRACE movimento cultural uruguaio terá um estande, literatura de cordel, entre outros expositores. A Livraria BÊABÁ será a oficial da FLIMAR lançará mais de 40 livros no Jardim do Espaço Nordeste do BNB durante todo o dia. A BRASKEM tem dois presentes para os visitantes, o “TENZINHO BRASKEM”, com o guia turístico, Batata, mostrando o Centro Histórico da cidade e a “ESCUNA BRASKEM”, viagem de uma hora pela belíssima Lagoa Manguaba.
O SEBRAE incentiva à FLIMAR movimentando economia diversa de pequenos empresários, desde o escritor, o palestrante, o artista, ao cantor que estará todas as noites com shows para ouvir e um forró pé-de-serra tocando para dançar até o sol raiar.
A FLIMAR é uma festa, celebração e incentivo à leitura, à cultura e à arte de um modo geral. Todos estão convidados, começa às 9:00 horas da manhã termina às 22:00 horas. Venham aprender se divertindo, professores tragam sua turma, seu colégio, a FLIMARZINHA para crianças acontecerá na Orla Lagunar com cotação de história e brincadeiras.
Qualquer informação, ver programação, no site: www.flimar.blogspot.com ou 9981.0199.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário