Páginas
▼
terça-feira, 27 de novembro de 2012
SERÁ CONHECIDO HOJE (DIA 27 NOV) O LAUREADO COM O TROFÉU "BRASKEM-FLIMAR" À QUEM DEU A VIDA E LUTOU PELA CULTURA ALAGOANA
PMs são flagrados agredindo moradores de favela em Maceió (AL). JORNAL NACIONAL
Sete agentes do Batalhão de Rádio Patrulha de Maceió foram flagrados agredindo suspeitos desarmados. As imagens obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional foram registradas na semana passada.
A gravação já começa com dois suspeitos rendidos de frente para um muro. Desarmados, eles não esboçam reação. Ainda assim, um policial chuta duas vezes o rapaz que está sem camisa. O amigo dele, de blusa alaranjada, pede calma e é repreendido.
Um outro policial também agride o suspeito. Duas mulheres são trazidas ao encontro do grupo, enquanto os policiais apontam uma arma para eles. Mais uma vez, o homem sem camisa apanha e não reage. A ação da polícia revolta uma das mulheres
Geisy Arruda mostra resultado das cirurgias plásticas: 'Estou me amando!' EGO
Geisy Arruda já começou a semana cuidando da boa forma. Nesta segunda, 26, a loira foi fotografada em uma clínica fazendo drenagem linfática, procedimento exigido no pós-operatório da lipoaspiração que ela se submeteu no último dia 8."Fiquei feliz da vida com o resultado. Estou me amando!", disse ela em entrevista ao EGO.
"O bom é que o nariz ficou super natural, as pessoas me encontram na rua e comentam que tem algo diferente, mas não reconhecem que fiz cirurgia no nariz, porque ficou muito natural", comenta.
"O bom é que o nariz ficou super natural, as pessoas me encontram na rua e comentam que tem algo diferente, mas não reconhecem que fiz cirurgia no nariz, porque ficou muito natural", comenta.
A loira fez uma "recauchutagem" geral: remodelou o nariz "coxinha" que tanto a incomodava, fez uma nova lipo na barriga e corrigiu uma cicatriz que tinha nas auréolas do seio. "Não cuidei direito quando coloquei silicone e cresceu mais", contou ela, que para arrematar, também fez uma cirurgia íntima.
Geisy Arruda (Foto: Manuela Scarpa / Foto Rio News)
Geisy Arruda (Foto: Manuela Scarpa / Foto Rio News)
Geisy Arruda (Foto: Manuela Scarpa / Foto Rio News)
Geisy Arruda (Foto: Manuela Scarpa/Fotorio News)
UM TEXTO DE ALBERTO ROSTAND
OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS
Alberto Rostand Lanverly
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e da Academia Maceioense de Letras
Vivíamos o final da década de setenta. Os jogos universitários despertavam grande paixão entre os estudantes. As aulas eram paralisadas e cada curso se organizava para defender suas côres. Todas as modalidades eram disputadas. Geralmente, a rivalidade se iniciava no desfile de abertura quando nas principais ruas de Maceió, cada grupo se esmeirava para obter o primeiro lugar, porque contava pontos valiosos para o somatório final, que definia o grande campeão. A partir de então, começava a luta. Eram oito dias de atividades esportivas as mais diversas e constantemente acirradas. Os torneios de futebol e atletismo, se realizavam nos campos do CSA, orfanato São Domingos, 59 Bimtz e as vezes no Trapichão. Os de quadra, nos ginásios da Fenix, CRB e SESC. A pesca submarina, na praia do Francês. Os esporte a vela, na enseada da Pajuçara e o Ténis, no Jaraguá Clube.
Os grupos se organizavam em todos os sentidos, tendo responsáveis tanto pela animação, charanga, cartazes e bandeiras, quanto pela distribuição do "flal" entre a galera. Constantemente, ocorria um "quebra pau" entre as torcidas, principalmente quando estavam em terra, mar ou nas quadras, os times de Engenharia Civil, Medicina e Ciências Médicas.
As partidas decisivas eram uma apoteose. Os locais das disputa abriam seus portões ao público, horas antes do inicio do evento, e os retardatários não tinham acesso, tal a lotação do local. Professores, familiares e amigos para lá iam afim de torcer por seus atletas.
Existiam as lendas de que os peixes retirados d'agua durante a competição, eram mais robustos que similares pescados em outras ocasiões, pois, comprados na véspera, tinham pedaços de chumbo alojados em suas barrigas e posteriormente entocados nos orifícios dos arrecifes do Francês para na hora propícia serem retirados e apresentados aos juízes aumentando assim a pesagem. Os "flaus" tomados nas arquibancadas, durante as partidas, eram diferentes dos comercializados normalmente, tal o alto índice de teor alcoólico inserido na garapa.
A bandeira azul com uma catenária no centro, que representa a Engenharia Civil, era defendida em todas as modalidades, com muita a garra. Cada um a sua maneira, participava, quer fosse torcendo, jogando ou organizando estratégias.
Sempre fui adepto do futebol de salão. Juntamente com Napoleão Barbosa, Antonio Aurélio Duca, Haroldo Pacheco, Tomaz Beltrão e Helder Damasceno, formavamos uma “esquadra”, praticamente imbatível, no âmbito universitário. Treinávamos quase todas as noites, no ginásio da Cambona. Tivemos partidas memoráveis, contra a Odontologia do Zé Raimundo e Ticiano, a Economia do Marcos Santa Rita Paca e do Felipe Cabeção Braga, a Educação Física do Castanha e do Joubert, o Direito do Jorginho Doria e Paulo Roberto Oliveira Lima, A Medicina do Clóvis e a Ciências Médicas do Paulinho e do Bira. Em cinco anos de disputa, levantamos cinco vezes o troféu.
De uns tempos para cá, os Jogos Universitários, foram, aos poucos, sendo descaracterizados, perdendo o elã que outrora possuira, mas, suas emoções, continuam vivas, pelo significado que possui, na memória daqueles que foram contemporâneos da época de ouro das atividades esportivas, na Universidade Federal de Alagoas.
SEMANA TEOTÔNIO VILELA
Alô, Brasil!
A Fundação e o Memorial Teotônio Vilela convidam você para a abertura da
XXIX Semana Teotônio Vilela.
Dia: 27/nov/2012 - terça-feira.
Hora: 19:00
Local: Fundação Teotônio Vilela - Jaraguá.
Belga pede fim de casamento após descobrir que esposa era 'homem'. G1
Um belga de 64 anos pediu a anulação de seu casamento depois de descobrir que sua mulher, uma indonésia de 48 anos, com quem está casado há 19 anos, tinha nascido homem e havia passado por uma cirurgia de mudança de sexo.
Belga pediu a anulação de seu casamento depois de descobrir que sua mulher era transexual. (Foto: Reprodução)
Jan e Monica se casaram em 1993, segundo o jornal "Het Nieuwsblad".
"Achei que ela fosse uma mulher. Ela não tinha traços masculinos", disse Jan. "Mesmo durante o sexo, eu nunca percebi nada", disse ele, que só descobriu recentemente que sua esposa era transexual.
Na época em que a mulher mudou para a Bélgica, a Justiça belga chegou a levantar dúvidas sobre a autenticidade de seus documentos, mas, mesmo assim, Jan não desconfiou de nada e decidiu se casar.
Jan contou que ele e sua mulher tinham decidido não ter filhos, porque ele tinha dois de um casamento anterior.
Ele começou a desconfiar da esposa depois que ela começou a usar roupas muito chamativas, minissaias e tops minúsculos.
Jan iniciou um processo judicial para ter o casamento anulado.
Jan, de 64, e Monica, de 48, estão casados há 19 anos. (Foto: Reprodução)
Inscrições para Casa de Cultura na Ufal vão até quarta.GAZETAWEB
As inscrições para as 349 vagas do Programa Casa de Cultura podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 28. As novas turmas de inglês, francês, espanhol e português têm como pblico alvo alunos regularmente matriculados em todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas. As provas de nivelamento para Inglês e Espanhol estão mantidas nesta segunda, 26, e quinta, 29, respectivamente.
O programa é coordenado pelo professor Sérgio Ifa, da Faculdade de Letras (Fale). A iniciativa integra as ações das áreas da assistência estudantil e de extensão e objetiva contribuir na formação cidadã e acadêmica por meio do ensino-aprendizagem da língua materna ou de uma língua estrangeira moderna. Além da Fale, o programa conta com a parceria das pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex).
O programa é coordenado pelo professor Sérgio Ifa, da Faculdade de Letras (Fale). A iniciativa integra as ações das áreas da assistência estudantil e de extensão e objetiva contribuir na formação cidadã e acadêmica por meio do ensino-aprendizagem da língua materna ou de uma língua estrangeira moderna. Além da Fale, o programa conta com a parceria das pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex).
Carol Dieckmann fala sobre cena de estupro: “Achei forte demais, mas fiz” YAHOO
Atriz tem 34 anos (Foto: AgNews)
A cena do estupro de Jéssica, personagem de Carolina Dieckmann, 34, na novela "Salve Jorge", causou polêmica nos corredores da rede Globo. A atriz conversou com o jornal "O Globo", no domingo (25), sobre a cena.
A cena do estupro de Jéssica, personagem de Carolina Dieckmann, 34, na novela "Salve Jorge", causou polêmica nos corredores da rede Globo. A atriz conversou com o jornal "O Globo", no domingo (25), sobre a cena.
"Eles viram a cena montada e avaliaram que não era necessário mostrar tudo como foi gravado. Ninguém teve dúvidas de que ela foi estuprada. O importante é contar a história", comentou a atriz.
"Eu não economizo nada. Se tem que tirar a roupa não fico discutindo. Na sequência do estupro eu não fui perguntar: 'Precisa disso?'. Li e achei forte demais, mas fiz.", confessou.
Carol ainda comentou sobre uma cena anterior, quando Jéssica foi agredida por Russo, o chefe da guangue que a mantém presa em prostíbulo. A loira achava que a cena não ia ao ar, por conta da forte exposição.
"Gravei a cena exatamente como foi escrita. Mas faço isso há anos, e sei que mulher com o peito de fora em novela das oito não vai ao ar. Ao assistir, fiquei muito assustada, perdi a ação. Pensei: 'Como isso passou?'. Foi muito explícito. O peito de fora, o tapa, a roupa rasgada... Aquilo redimensionou a minha expectativa", contou.
Falando ainda sobre a novela, a loira contou que acredita que o desfecho seja dramático: "Até onde eu sei, estou ali para uma participação. A duração vai depender da necessidade da autora. A minha função é introduzir esse assunto de maneira lenta e consistente. Acho importante acontecer algo dramático com a Jéssica. A protagonista da Gloria (vivida por Nanda Costa) vai ser traficada, e isso dará o tom do que ainda vai se passar na novela."
JB NA HISTÓRIA
26 de novembro de 1910: Chega ao fim a Revolta da Chibata
26/11/2012 - 10:44 | Enviado por: Lucyanne Mano
O Rio, finalmente, está livre da mira dos canhões da Marinha Brasileira. Após quatro dias de motim, os marinheiros que se rebelaram contra os maus-tratos praticados dentro da corporação aos militares de baixa patente, devolveram a frota de guerra e o armamento apreendidos encerrando o movimento que ficou conhecido como a Revolta da Chibata.
No início do século XX, a posição da Marinha brasileira entre as mais bem equipadas organizações navais do mundo contrastava com o comportamento escravista adotado internamente, que distanciava os superiores dos marinheiros, estes negros em sua grande maioria. Um dos símbolos dessa relação era a chibata, utilizada como punição disciplinar aos subordinados, que, aliada às péssimas condições de vida dos marujos a bordo, promovia unânime e crescente descontentamento entre eles.
A Revolta da Chibata foi o estopim dessa insatisfação, e ocorreu à bordo do encouraçado Minas Gerais, durante uma de suas viagens ao Rio de Janeiro. Depois de presenciarem o açoite em um soldado, os demais tripulantes desencadearam um motim vitimando o comandante e outros oficiais. A situação agravou-se com a adesão de outros navios, que, reunidos na Baia de Guanabara, voltaram seus canhões para a capital da República.
O líder da revolta, João Cândido, redigiu uma carta reivindicando a extinção dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta. Diante do pânico e da exposição a que a população do Rio de Janeiro ficou submetida, o presidente Hermes da Fonseca cedeu aos ultimatos.
A Revolta foi vitoriosa e os marinheiros foram anistiados pelo Congresso, como garantido no acordo oficial. No entanto, o receio de uma nova revolta promoveu uma forte repressão das autoridades. Os líderes foram presos, exonerados e exilados.
Internado desde outubro, em São Paulo, jornalista Joelmir Beting sofre AVC. UOL
- Mai.2004 - Joelmir Beting e Mauro Beting, pai e filho, posam juntos durante gravação do piloto "Beting & Beting", program esportivo produzido pela Band Sports
Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Joelmir Beting sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) na manhã deste domingo (25). O jornalista de 75 anos estava internado desde 22 de outubro no hospital Albert Einstein, em São Paulo, por causa de complicações renais, resultantes de doença autoimune. O estado de saúde do jornalista, segundo seu filho Mauro Beting, é considerado grave e irreversível.
O hospital divulgou boletim médico no qual especifica que Beting estava mostrando leve melhora nos últimos dias: "Ontem, sofreu acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE). No momento, encontra-se sedado, respirando com auxilio de aparelhos e em diálise. Seu estado é grave, mas estável."
Em dezembro de 2001, Beting havia sido internado com pneumonia na Unidade do Hospital do Coração, na zona sul de São Paulo (SP).
Desde que retornou à Bandeirantes, o jornalista participa diariamente do Jornal da Band e do Primeiro Jornal. Foi âncora do Canal Livre, apresentado aos domingos, e fez comentários diários no canal BandNews, além dos programas Jornal Gente e Três Tempos, na rádio Bandeirantes. Na TV, também trabalhou na Gazeta, Record e Globo – nesta última, de agosto de 1985 até julho de 2003 –, passando pelo Espaço Aberto, na Globo News, e de volta para a Bandeirantes, em março de 2004.
Mulher morre após fazer cirurgia plástica em Governador Valadares. G1
Alessandra Fernandes Silva, 41 anos, sonhava em
fazer as cirurgias plásticas (Foto: Arquivo Pessoal)
fazer as cirurgias plásticas (Foto: Arquivo Pessoal)
“Um sonho interrompido”, lamenta o comerciante Wilsirley da Silva. Ele era o marido de Alessandra Fernandes Silva, 41 anos, morta em decorrência de uma embolia pulmonar no Hospital São Vicente, em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais.
Alessandra morreu na madrugada de domingo (25), após passar por alguns procedimentos cirúrgicos estéticos. “Ela deu entrada no hospital na manhã de sábado (24) para fazer duas cirurgias plásticas, de mama e abdome. Mas quando fomos visitá-la ela estava toda enfaixada. Havia feito ainda procedimentos cirúrgicos nos lábios, nariz, rosto e nádegas. Acho estranho tantas intervenções de uma única vez”, diz Wilsirley.
Wilsirley Silva mostra o guarda roupa e afirma que
a mulher era vaidosa (Foto: Diego Souza / G1)
a mulher era vaidosa (Foto: Diego Souza / G1)
Durante a noite de sábado, Alessandra fez contato com a mãe por telefone. Segundo Eva Fernandes de Lima, a filha havia consultado outro médico que se recusou a fazer a cirurgia plástica. “O médico disse que ela estava muito ansiosa e que não faria as plásticas porque poderia haver risco. Ela estava preocupada comigo, queria saber se eu estava tomando os meus remédios direito. Terminou a ligação dizendo que me amava muito”, lembra Eva Fernandes.
As complicações teriam começado depois da aplicação de um medicamento na paciente. “Ela estava bem, mas reclamava de algumas dores e que não conseguia dormir. Foi então que aplicaram um medicamento no soro e ela começou a passar mal. A notícia da morte dela pegou todos nós de surpresa”, afirma a mãe de Alessandra.
domingo, 25 de novembro de 2012
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA DA 3ª FLIMAR - 28 DE NOVEMBRO
DIA 28 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)
AUDITÓRIO ESPAÇO
CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL
19:00 – Recepção
aos convidados – Banda de Pífano de Marechal Deodoro
19:30
– Abertura da 3ª FLIMAR -
ROMEU DE LOUREIRO – CERIMONIAL
Hino Nacional – Banda de
Pífano
20:00
– Palestras de abertura sobre os
escritores homenageados: folclorista
Théo Brandão pelo Historiador
Douglas Apratto( 15 minutos) e romancista Antônio Torres pela escritora Vanúsia Amorim ( 15 minutos)
20:30
– 21:00 – Adélia Amorim- conta e canta –
Luiz Gonzaga (Centenário)
PALCO -TABLADO NA ORLA LAGUNAR
21:00 – Nelson da Rabeca
- Show Balé Folclórico de Alagoas – Grupo Transart
- Os Cinco no Choro – ( Chorinho)
Corpo de pescador é encontrado por populares em praia de Japaratinga. GAZETAWEB
Após três dias de buscas, o corpo do pescador José Cícero da Silva Melo, de 19 anos, que desapareceu quando fazia pesca submarina em apneia na praia de Japartinga, na manhã da terça-feira (20), foi encontrado por populares, na manhã desta sexta-feira (23), na praia de Bitingui, local que fica a cerca de 6 km do ponto que o jovem havia mergulhado.
Segundo informações repassadas por militares do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM), que fica localizado em Maragogi, o corpo de José Cícero foi encontrado na areia da praia por volta das 6 horas da manhã.
“Populares viram e comunicaram ao GBM. Ao chegamos no local o corpo ainda estava com os pés de pato e luvas – equipamentos que o jovem usava para pesca”, disse o soldado Pontes, ao relatar que o corpo encontrava-se íntegro, sem marcas de ataque de algum animal marinho.
Com o corpo localizado na praia os militares do GBM apenas isolaram a área para evitar a presença de curiosos e aguardar a chegada do rebecão do IML.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 29 DE NOVEMBRO - 3ª FLIMAR
DIA
29 DE NOVEMBRO ( QUINTA-FEIRA)
AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL
9:00 – 10:00 – Padre Teófanes ( 100 anos) – O Legado à Educação e à Cultura das Alagoas - CESMAC, a Universidade de
Maceió.– Teomirtes Malta – Diógenes
Tenório – Alfredo Machado- Mediação: Douglas
Apratto .
10:00 – 11:00 – A Saga
do Rio Prata – Juvêncio Lemos . Mediação: Carlito Lima
11:00 – 12:30 – A integração da Literatura Latino- Americana: Adriana Ruiz ( Argentina) – Roberto Bianchi,
Movimiento Cultural aBrace ( Uruguai) – Nina Reis ( Uruguai) – Mediação: Eduardo Magalhães (Brasil)
14:00 – 15:00 – Literatura e Festa Literária –
Carlito Lima ( Marechal
Deodoro –Alagoas). Carla Nobre ( Macapá - AP) Mediador: Ovídio Poli Júnior ( Paraty – Rio)
15:00 – 16:00 - Minha dívida com Théo Brandão – Maurício Melo Júnior – Mediador: Radjalma Cavalcante
16:00– 18:15 – Théo Brandão ( Homenageado da 3ª FLIMAR) – O Folclore e a Literatura –Bruno
César Cavalcanti - Radjalma Cavalcante - Lêdo Ivo – Luiz Gutemberg- Válnia Brandão Wanderley (filha)
PELAS RUAS DA CIDADE
19:00 hs – COLETIVO AFRO-CAETÉ - PELAS RUAS
DA CIDADE TERMINANDO NA ORLA LAGUNAR
IFAL (IFET) - ESCOLA TÉCNICA
Sala 1 - 9:00 – 10:00 – Miriam Salles – “O Conto” - ( Oficina)
10:00 – 11:00 – Miriam Salles – “O Conto” ( Oficina)
11:00 – 12:00 –Miriam Salles
- “O Conto” ( Ouvintes escreverão contos
curtos para um livro)
14:00 – 15:00 – Carlos Nealdo – “A Literatura e a
Imprensa”
15:00 – 16:00 – Jorge Calheiros/
D. Santanna – “Literatura de Cordel”
16:00 – 17:00 – Isvânia Marques – “A Literatura
Juvenil”
Sala 2 - 9:00 – 10:00 – Alexandre Camargo Malachias – “O
Romance”
10:00 – 11:00 – Bruno César Cavalcanti – “O Folclore de
Théo Brandão”
11:00 – 12:00 - Marília Arnaud – “Vida e obra de uma
jovem escritora”
14:00 – 15:00 – Geraldo Majella
Marques- “Panorama Cultural de Maceió”.
15:00 – 16:00 – Lizien Danielle – “Por dentro da
Literatura Fantástica”
16:00 – 17:00 – Cláudia Bulhões – “O Mal de Alzheimer, o que é? Como prevenir?
Sala3 - 9:00 – 10:00 – Jorge Calheiros/ Dêmis Santana – “A
Literatura de Cordel”
10:00 – 11:00 – Vanúsia Amorim –“A
Obra de Antônio Torres”
11:00 : 12:00 - Lizien Danielle – “Por dentro da
Literatura Fantástica”
14:00 – 15:00 - Sônia André – “Mãe África”
15:00 – 16:00 – Alexandre Camargo
Malachias – “O Romance”
16:00 – 17:00 – Roberto
Bianchi/Nina Reis/ - ”La labor de difusión cultural”/ “A Cultura é necessária”
Biblioteca do IFAL – 9:00 –
12:00 – Oficina de Charge – Ênio Lins
14:00 – 15:00 – Adriana Ruiz/Nina
Reis/Roberto Bianchi- “Literatura latino-americana”
15:00 – 16:00 – Felipe Cavalcante – “O Direito ao
Trabalho na Pós-modernidade”
16:00 – 17:00 – José Romero N. de Carvalho –
“”Psicanálise e a Literatura Infantil”
Auditório do IFAL/Escola Técnica
9:00 – 10:00 – Vanúsia
Amorim – “Vida e Obra de Antônio Torres”
10:00 – 11:00 –Rdjalma Cavalcante – “A História da Sociedade Brasileira”
11:00 – 12:00 – Mesa de debate – Projeto
Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional – Maurício Melo Júnior – Ovídio Poli Júnior – Luiz Alberto Machado – Nana
valente Soutinho
14:00 – 15:00 – Alexandre Camargo Malachias -
“O Romance”
15:00
– 16:00 – Edilma Bomfim – “A
Obra de Arriete Vilela”
16:00 -
17:00 – Djalma Mello - “Correr é Viver”
17:00 – 18:00 – Adriana Ruiz (Argentina) – “Literatura e repressão durante a
ditadura militar argentina”
ESCOLA DO SESI
SALA 1 – 19:00 – 20:00 – Miriam
Salles-“O Conto” - ( Com debates dos
ouvintes)
20:00 – 21:00 – Miriam Salles – “O Conto” ( Ouvintes escreverão contos curtos para um
livro)
SALA 2 – 19:00 – 20:00 – Felipe Cavalcante – “O Direito ao
Trabalho na Pós-Modernidade”
20:00 -21:00 – Sônia André – “Mãe África”
SALA 3 – 19:00 – 20:00 - Alexandre
Camargo Malachias – “O Romance”
20:00 – 21:00 – Marília Arnaud –“Vida e obra de uma
jovem escritora”
SALA 4–19:00 – 20:00 – Cláudia Bulhões – “O Mal de Alzheimer,
o que é? Como prevenir?”
20:00 – 21:00 – Isvânia
Marques – “A Literatura Alagoana”
SALA 5 – 19:00 – 20:00 – Lizien Danielle - “Por dentro da Literatura Fantástica”
20:00 – 21:00 – Jorge Calheiros/D. Santanna
–“Literatura de Cordel”
SARAU DO CHICO DE ASSIS E CONVIDADOS NA CASA DO MARECHAL – A
POESIA VAI ROLAR
16:00 – 19:00 – Poetas do Amapá
Chico
de Assis
Iza
Carla
Nobre / Pedro Stolks
CASA DO PATRIMÔNIO DO IPHAN ( ANTIGA CADEIA PÚBLICA)
9:00 – 12:00 – Oficina de Cinema – René Guerra
13:00 – 16:00 – Oficina de Cinema – René Guerra
PELAS RUAS DA CIDADE
19:00 – Coletivo Afro-Caeté
PALCO-TABLADO NA ORLA LAGUNAR
20: 30 - Coletivo
Afro-Caeté
- Show Dhyda Lyra / Zailton Sarmento - cantando para
ouvir e dançar
- Encontro de
Sanfoneiros – Forró pé de serra ( dançar até o sol raiar)
Dilma supera Lula em pesquisa espontânea. O ESTADÃO
O eleitorado lembra mais da presidente Dilma Rousseff (PT) do que de seu padrinho político para a sucessão de 2014. Em pesquisa do Ibope, Dilma foi citada espontaneamente por 26% dos eleitores como candidata preferida à Presidência em 2014. Sem que eles vissem os nomes na cartela, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em segundo lugar, com 19% das menções. A diferença de sete pontos é maior do que a margem de erro.
Do lado da oposição, apenas três nomes superaram o traço na espontânea: dois tucanos, José Serra (4%) e Aécio Neves (3%), e uma ex-presidenciável que está sem partido, Marina Silva (2%). Juntos, os demais nomes citados somam 2%.
A taxa dos que não souberam dizer, espontaneamente, em quem votariam para presidente se a eleição fosse hoje chegou a 39%. A eles se soma 1% de eleitores que não quiseram responder. Além desses, outros 4% disseram que anulariam ou votariam em branco. Faltando dois anos para a eleição, o total de 44% de eleitores sem candidato é baixo, em comparação a outros pleitos.
Ex-combatentes usam ecstasy para tentar superar traumas de guerra. UOL
- Rick Doblin financiou o estudo a respeito do uso da droga MDMA - também conhecido como ecstasy - no tratamento de soldados com estresse pós-traumático
Centenas de veteranos do Iraque e Afeganistão com estresse pós-traumático contataram recentemente um casal que trabalha no subúrbio da Carolina do Sul para procurar ajuda. Muitos estão desesperados, implorando tratamento e dispostos a viajar para obtê-lo.
Os soldados não têm nenhum interesse nas terapias tradicionais de conversa ou nos medicamentos que resultaram em pouco alívio. Eles estão fazendo fila para experimentar uma alternativa: MDMA, mais conhecido como Ecstasy, uma droga para festas que surgiu na década de 80 e 90 e que pode induzir e ondas de euforia e afeição radiante.
Reguladores do governo criminalizaram a droga em 1985, colocando-a numa lista de substâncias proibidas que inclui heroína e LSD. Mas nos últimos anos, os reguladores licenciaram um pequeno número de laboratórios para produzir MDMA para fins de pesquisa.
"Eu sinto a culpa do sobrevivente, tanto por voltar do Iraque vivo quanto agora por ter tido a oportunidade de fazer esta terapia", disse Anthony, de 25 anos de idade, que mora perto de Charleston, SC, e pediu para que seu sobrenome não fosse divulgado por causa do estigma de tomar a droga. "Eu sou uma pessoa diferente por causa disso."
PROGRAMAÇÃO DIA 30 DE NOVEMBRO - SEXTA-FEIRA DA 3ª FLIMAR
DIA 30 DE NOVEMBRO ( SEXTA-FEIRA)
AUDITÓRIO ESPAÇO
CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL
9:00
h – 10:00 h – A Administração Municipal
como fomentadora da cultura e do incentivo à leitura – Dr. Alfredo Machado
( Procurador Geral do Município)
10:00h
– 12:00 h – MESA DE DEBATES: PROJETOS
CULTURA-TURISMO. CAPTAÇÃO DE RECURSOS
- Representante do Minc
-
Secretário de Cultura de Alagoas – Osvaldo
Viégas
--
Presidente do IPHAN-AL - Arquiteto Mário
Aloísio Melo
-
Secretária de Turismo do Estado – Danielle
Novis
-
Secretária Municipal de Turismo de Maceió - Cláudia
Pessoa
-
Secretária Municipal de Cultura de Maceió – Paula
Sarmento
-
Representante do BNB
-
Representante do Projeto Caravana de Escritores - Nana Valente Soutinho
-Presidente
da Sociedade Bom Conselho – Francisco
Alencar
14:00
– 14:45 – Adriana Ruiz (Argentina) –
“Literatura e repressão durante a ditadura militar argentina”
14:45
– 15:35 – Ovídio Poli Jr - Monteiro Lobato, um escritor de múltiplas
faces”
Júnior
15:35
– 16:25 - Marília Arnaud – Suíte de Silêncios - Mediadora: Valéria Martins
16:25
– 17:25 - O Ajudante de Mentiroso –
Lêdo Ivo- Mediador: Maurício Melo Júnior
17:25
– 19:00 – Antônio Torres ( homenageado)
– Entrevista ao vivo – Janaína Amado
– Vanúsia Amorim - Lêdo Ivo
IFAL (IFET) - ESCOLA
TÉCNICA
Sala 1 - 9:00 – 10:00 – Vanúzia Amorim - “Vida
e Obra de Antônio Torres”
10:00 – 11:00 –Volney Rabello - “Tavares
Bastos, o pioneiro do Federalismo”
11:00 – 12:00 – Alexandre
Camargo Malachias – “O Romance”
14:00 – 15:00 – Miriam Salles – “O Humor na Literatura”
15:00 – 16:00 – Roberto Bianchi/Nina Reis– “A Cultura é
necessária”/ “La labor de difusión cultural”
16:00 – 17:00 – Cássio Cavalcante - “Bate papo literário”
Sala 2 - 9:00 – 10:00 – Carla Nobre – “Diálogos ambientais na poesia da Amazônia”
10:00 – 11:00 – Geraldo Majella –“Panorama Cultural de
Maceió”
11:00 – 12:00 – Lizien Danielle – “Por dentro da
Literatura Fantástica”
14:00 – 15:00 – Volney Rabelo – “Tavares Bastos, o pioneiro da Federalismo”
15:00 – 16:00 – Edilma Bomfim – Vida e Obra de Arriete
Vilela”
16:00 – 17:00 - Adriana
Ruiz (Argentina) – “Literatura e repressão durante a ditadura militar na
Argentina”
Biblioteca do IFAL –
9:00 – 12:00 – Oficina de restauração
de livros antigos – Beatriz Rabello
14:00
– 17:00 – PAINEL: Bibliotecas Públicas e Escolares Memória, Preservação e Incentivo à leitura
Wilma Nóbrega ( Mediadora): “A formação do bibliotecário e sua atuação nas
Bibliotecas Publicas e Escolares”.
Profª. Drª. Virgína Bárbara de Aguiar Alves – “Apresentação de Trabalho sobre Biblioteca
Escolar (com a participação de alunos da disciplina Unidades de Informação
do Curso de Biblioteconomia)”.
Prof. Ms. Iuri Rocio Franco Rizzi – “Preservação
de Acervos Bibliográficos”.
Profª. Ms. Nelma Camêlo de Araújo – “Memória
Institucional”.
Auditório IFAL –
ESCOLA TÉCNICA
9:00
– 10:00 – Juvêncio Lemos –“A Saga do
Rio Prata”
10:00
– 11:00 – Ovídio Poli Júnior – “Monteiro
Lobato, um escritor de múltiplas faces”
11:00
– 12:00 – Uchoa de Moura / Cássio Cunha – “ Participação do Exército
Brasileiro na vida nacional”
14
:00 – 15:00 – Cláudio Bugarelli – “A
História da Hotelaria em Alagoas”
15
:00 – 16:00- Abynadá Lyro - “Memória”
16:00
– 17:00 –Lizien Danielle – “Por
dentro da Literatura Fantástica”
17:00
– 18:00 – Luciene Reto e Roney Bunn - “A Literatura Infantil e o desenho”
ESCOLA DO SESI
SALA 1 – 19:00 – 20:00 – Circuito Tela Verde – Cláudio Lima ( 1ª
parte)
20:00 – 21:00 – Circuito Tela Verde – Cláudio Lima (2ª
parte)
SALA 2 – 19:00 – 20:00 – Cássio Cavalcante - “Bate papo literário”
20:00 – 21:00 – Alexandre Camargo Malachias - “Romance”
SALA 3 – 19:00 – 20:00 – Lizien Danielle – “Por dentro da
Literatura Fantástica”
20:00 – 21:00 – Jorge Calheiros / Dêmis Santanna –A
Literatura de Cordel”
SALA 4 – 19:00 – 20:00 – Cláudia Bulhões – “O Mal de Alzheimer,
o que é? Como prevenir?”
20:00 – 21:00 – Miriam Salles – “O Humor na Literatura”
SALA 5 – 19:00 – 20:00 – Sônia André –“A Mãe África”
20:00 – 21:00 – Carla Nobre – “Diálogos ambientais na
poesia as Amazônia”
SARAU DO CHICO DE
ASSIS E CONVIDADOS NA CASA DO MARECHAL -
A POESIA VAI ROLAR
16:00 – 19:00 – Poetas
Carla Nobre /
Pedro Stolk
Chico de
Assis
IGREJA DA ORDEM
TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO
17:00 ÀS 18:00 – Concerto Música Lírica
Maestro
Max-Carvalho
Soprano – Elvira
Regina
CASA DO PATRIMÔNIO DO
IPHAN ( ANTIGA CADEIA)
9:00 – 12:00 – PAINÉL: PATRIMÔNIO
CULTURAL EM MARECHAL DEODORO.
Adriana Guimarães
Josemary Ferrare
Joelma Cornejo
Greciene Lopes
Santos ( mediadora)
PELAS RUAS DA CIDADE - TERMINANDO NA ORLA LAGUNAR
19:00 – 20:30h – Baque
Alagoano
17:00 – 18:00 h –
Encontro da Bandas de Marechal Deodoro na Orla Lagunar
TABLADO - PALCO DA
ORLA
20:30 h – Show oferecido pela Prefeitura de Maceió
- Baque Alagoano
-Rogério Dias
23:00 – Grupo Art
Choro – Chorinho na orla para dançar