Os oito candidatos à Prefeitura de Maceió estiveram frente a frente, na noite desta segunda-feira (1º), no estúdio da TV Pajuçara, no primeiro debate ao vivo realizado na campanha eleitoral. Durante 1 hora e 40 minutos, eles responderam a perguntas dos adversários, com direito a réplica e tréplica.
Galba Novaes (PR), Alexandre Fleming (Psol), Rosinha da Adefal (PTdoB), Ronaldo Lessa (PDT), Sérgio Cabral (PPL), Nadja Baía (PPS), Rui Palmeira (PSDB) e Jeferson Morais (DEM) abordaram assuntos como saúde, segurança, educação, turismo, corrupção, esporte e outros temas.
O debate, conduzido pelo jornalista Mauro Wedekin, da Rede Record de São Paulo, transcorreu em clima tranquilo – não foi necessário, por exemplo, o mediador conceder direito de resposta a nenhum deles, já que as citações a adversários foram feitas em tom respeitoso.
Apenas em dois momentos o tom de voz no debate foi mais veemente, ambos envolvendo o candidato do Psol. Foi quando Alexandre Fleming perguntou a Ronaldo Lessa “por que o candidato esconde seus apoiadores, Fernando Collor e Renan Calheiros”, e Lessa negou que estivesse escondendo apoios. Depois, o mesmo Fleming provocou Nadja Baía sobre denúncias de corrupção envolvendo gestões do PPS no Estado e na Prefeitura. “Olha aqui, meu filho” – rebateu Nadja –, “você parece que tem mania de PT no mensalão”.
Ao final do encontro, todos os candidatos enalteceram a iniciativa do Pajuçara Sistema de Comunicação pelo debate promovido pela TV Pajuçara. A opinião geral, entre eles, foi de que prevaleceu o confronto de ideias.
“Foi um bom debate”, afirmou o candidato tucano Rui Palmeira. “Foi em alto nível. O tempo é curto, o que é inevitável com um número grande de candidatos, fica mais difícil aprofundar as questões. Acho que o eleitor teve condições de ver quem mostra propostas e quem ficou só nas falácias e agressões. Agora é esperar que todos vejam nosso último programa no guia eleitoral, quarta-feira”.
Ronaldo Lessa também achou positivo o debate, mas achou que podia durar mais tempo. “O desenho do programa, por serem oito candidatos, inevitavelmente torna o tempo curto. Não dá tempo de contestar os adversários, mas mesmo assim é bom haver debate, é democrático”.
Galba Novaes resumiu: “O debate é o momento mais importante da campanha”. Jeferson Morais disse que o alto nível do debate não foi surpresa. “Eu sou da casa, conheço a postura ética e a lisura da TV Pajuçara. Foi um debate de propostas”.
Rosinha da Adefal considerou importante a realização do debate. “Para mim, que tenho menos tempo no guia eleitoral, é ótimo. Estivemos aqui em igualdade de condições, todos com o mesmo tempo, diferente do programa eleitoral. O eleitor teve oportunidade de ver não apenas as propostas, mas o desempenho de cada candidato”.
Alexandre Fleming, Nadja Baía e Sérgio Cabral também consideraram positiva a iniciativa da TV Pajuçara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário