sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Aluna de escola pública alagoana vence concurso de redação do Senado. TUDONAHORA


Layane venceu concurso nacional do Senado
Uma dissertação propondo uma relação entre a letra do Hino Nacional e os desafios que o Brasil e os “filhos” do município de Junqueiro têm em comum deu a Layane Rayelly da Silva Barbosa, de 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Padre Aurélio Gois, em Junqueiro, o primeiro lugar no Jovem Senador – 5º Concurso de Redação do Senado Federal.
Com o título “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”, a redação da estudante foi destaque entre as 27 que representaram cada um dos estados brasileiros.
Layane recebeu orientação da professora Rutineide Batinga. Com o tema “Meu Município, Meu Brasil”, o concurso foi realizado em 191 escolas estaduais, seguindo duas etapas: a primeira delas consistiu em uma seleção realizada na própria instituição de ensino, quando foi escolhida uma redação para representá-la.
Os textos selecionados pelas escolas foram encaminhados à comissão julgadora, composta por técnicos pedagógicos da Secretaria Estadual da Educação, e uma foi selecionada para concorrer à etapa nacional.
Layane concorreu com outros 2.200 alunos do ensino médio, com idades entre 16 e 19 anos. As inscrições deste ano tiveram um aumento de 100% em relação ao ano passado.
Premiação
Os finalistas do concurso serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e publicação das redações no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional serão premiadas com computadores para uso coletivo. A premiação ocorrerá no dia 19 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Palácio do Congresso Nacional.
Além disso, os vencedores participarão do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no País. A legislatura terá duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário