Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

JB NA HISTÓRIA


2 de agosto de 1936: Começam os Jogos Olímpicos de Berlim

Começam os Jogos Olímpicos de Berlim. Jornal do Brasil: Domingo, 2 de agosto de 1936.

"A Alemanha toda se engalana com a celebração das Olimpíadas em sua esplendida e formosa Capital". Jornal do Brasil
Poster Oficial dos Jogos Olímpicos de Berlim.


Um dia após festa de abertura, começava em Berlim a XI edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Durante duas semanas, contando com a participação de 4.066 atletas de 49 países, foram disputadas 129 competições em 22 modalidades.

A delegação brasileira marcou presença com 95 atletas, seis deles mulheres e foi a última participação do país sem a conquista de medalha.

Outras efemérides de 2 de agosto
1945: Termina a Conferência de Potsdam
1958: Explosão em Deodoro
1973: Quem sequestrou o menino Carlinhos?
1976: Morre Fritz Lang
1989: O Adeus à Luiz Gonzaga
2011: Morre Ítalo Rossi, uma maneira especial de falar

A derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), de onde saiu economicamente falida, geograficamente sucateada, militarmente desmoralizada e diplomaticamente menosprezada, fez com que a Alemanha vislumbrasse um novo horizonte, inspirada nos ideais nazistas, pelo resgate do orgulho nacional devastado.

Sob a administração do Chanceler Hitler, um hábil e determinado líder em ascensão, dono de talento raro e explosivo, orador capaz de inflamar as multidões, a Alemanha que sediou os Jogos Olímpicos de 1936 era um país em franca revitalização, quando seus maiores desafetos eram consumidos por uma brutal depressão econômica. O trabalho de reestruturação nacional nos diversos setores da vida pública e privada do país, orquestrado pelo chanceler em tão curto espaço de tempo foi o principal propulsor de seu sucesso. Prova disso, foram o envolvimento popular durante os preparativos do evento, o recorde de público presente nas competições e sua obediência coreografada. Para o füehrer, em particular, sediar os jogos, receber os convidados estrangeiros e atrair as atenções de todo o mundo ( pela primeira vez, os jogos seriam transmitidos pela tv!) era a oportunidade ideal para colocar em prática a teoria fundamental de seu discurso anti-semita, em defesa do a supremacia da raça ariana. A alta performance de seus atletas seria um importante passo para a hegemonia alemã.

Ao final de duas semanas, o seu plano teria triunfado com perfeição, não fosse o velocista negro Jesse Owens...

Encerrada aquela edição, haveria um longo e tortuoso caminho para a humanidade, até o mundo reunir-se novamente numa Olimpíada, o que só aconteceria 12 anos mais tarde, em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário