11 de julho de 1980: João Paulo II dá um "até logo", antes de partir

"Eu disse que era hora de dizer adeus. Mas não: digo-vos apenas até breve. E pensando bem, digo: até logo. Até logo, até logo". Com essas palavras de João Paulo II, encerrava-se a primeira visita de um papa ao Brasil. Durante os 11 dias em que percorreu 13 cidades, João Paulo II fez 35 horas de pronunciamentos.
Outras efemérides de 11 de julho
1962: Novo satélite revoluciona a TV
1973: Incêndio causa acidente em avião da Varig
1982: Itália é Tricampeã do mundo
1989: Morre Laurence Olivier, o maior shakespeariano de todos os tempos
Não há precedentes na história do país de um acontecimento que tenha tocado de tal maneira o íntimo da nacionalidade. A visita do Papa, que se deu poucos dias após a beatificação oficial de José de Anchieta pelo Vaticano, sacudiu a sociedade brasileira em seu alicerce, que participou ostensivamente de todos os compromissos, das homenagens e das celebrações ministradas pelo Papa.
Os preparativos da vinda de João Paulo II ao Brasil tiveram envolvimento direto e ostensivo de Dom Eugênio Sales. A previdência do cardeal organizou, para todas as grandes aparições de João Paulo II no Rio de Janeiro (quer no Maracanã, no Aterro, no Vidigal, ...), uma intensa aproximação do Papa com as multidões. Então articulista do Jornal do Brasil, Dom Eugênio Sales registrou suas expectativas sobre o fruto desta passagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário