segunda-feira, 7 de maio de 2012

‘Prometo ser o presidente de todos’, diz Hollande em seu 1º discurso - G1


Em seu primeiro discurso como novo presidente da França, realizado em Tulle, François Hollande disse estar “orgulhoso por ter sido capaz de devolver esta esperança”. "Prometo ser o presidente de todos", completou o socialista, que ainda garante que será o presidente “normal”, evitando protocolos e conservando seus hábitos de cidadão francês.
"Vocês são muito mais do que um povo que quer mudar, são um movimento que começa a se levantar em toda a Europa e talvez em todo o mundo para promover nossos valores, nossas aspirações e nossas exigências de mudanças”, disse também o presidente eleito.
O Ministério do Interior da França encerrou oficialmente as eleições presidenciais, que apontam vitória apertada de Hollande: 51,7% dos votos, enquanto Nicolas Sarkozy foi o preferido de 48,3% dos eleitores. A vitória do socialista, no entanto, já fora reconhecida pelo rival antes do término da apuração.
François Hollande comemora vitória sobre Nicolas Sarkozy nas eleições presidenciais da França (Foto: REUTERS/Regis Duvignau)François Hollande comemora vitória sobre Nicolas Sarkozy nas eleições presidenciais da França (Foto: REUTERS/Regis Duvignau)
"A Europa nos observa. No momento em que o resultado (das eleições) foi proclamado, estou seguro que em muitos países europeus se sentiu um alívio, uma esperança, a ideia de que a austeridade não pode ser uma fatalidade”, acrescentou Hollande. 
A campanha eleitoral francesa esteve marcada por questões como imigração, segurança nas fronteiras e pela crise financeira, que castiga duramente países como Espanha, Itália, Portugal e Grécia. Por isso a União Europeia aguardava com enorme interesse o resultado das eleições francesas – frente ao severo plano de austeridade executado por Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel, Hollande afirmou que o rigor fiscal deve vir acompanhado de políticas que favoreçam o crescimento econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário