5 de maio de 1928: A inauguração da estrada Rio-São Paulo
"A estrada Rio-São Paulo, cuja inauguração se verifica hoje, é uma obra notável, executada no curto espaço de quinze meses, que honra os
Outras efemérides de 5 de maio
1961: EUA mandam seu primeiro homem ao espaço
1987: Morre Tenório Cavalcanti, o homem da capa preta
1994: A morte do poeta Mário Quintana
Após habitar os anseios de fluminenses e paulistas, consolidava-se o elo rodoviário entre os mais importantes centros político-econômicos do país. Num momento memorável para a engenharia nacional, a comitiva presidencial, liderada pelo chefe do governo Washington Luís (1926-1930) partiu do Palácio Guanabara, em direção a São Paulo, na viagem inaugural da Estrada de Rodagem Rio-São Paulo. Ao longo do trajeto, sucessivas manifestações, programadas e espontâneas, atraíram a participação de populares numa demonstração máxima de contentamento.
O empreendimento da rodovia Rio-São Paulo fez parte do grande plano rodoviário do Governo de Washington Luís (defendido em campanha eleitoral com o lema Governar é abrir estradas), impondo-se como medida primordial à expansão da integração do Brasil, até então restrita às linhas férreas(Saiba aqui mais sobre a história da primeira viagem Rio-São Paulo de trem). Além de aproximar a Capital Federal de vários destinos estratégicos ao progresso do país, quebrou o monopólio das ferrovias, favoreceu o intercâmbio comercial, facilitou a convergência de produtos agrícolas para os centros de consumo e trouxe novas perspectivas de desenvolvimento para as cidades interioranas às suas margens.
Em 19 de janeiro de 1951, a Rio-São Paulo cedeu vez a um novo traçado: a Rodovia Presidente Dutra, com tempo de viagem sensivelmente reduzido. Atualmente, a Via Dutra é o principal eixo rodoviário do Brasil.
técnicos nacionais que a projetaram e construíram, e vem engrandecer mais ainda o já numeroso acervo de glórias da engenharia brasileira."
Jornal do Brasil
Jornal do Brasil
Outras efemérides de 5 de maio
1961: EUA mandam seu primeiro homem ao espaço
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Após habitar os anseios de fluminenses e paulistas, consolidava-se o elo rodoviário entre os mais importantes centros político-econômicos do país. Num momento memorável para a engenharia nacional, a comitiva presidencial, liderada pelo chefe do governo Washington Luís (1926-1930) partiu do Palácio Guanabara, em direção a São Paulo, na viagem inaugural da Estrada de Rodagem Rio-São Paulo. Ao longo do trajeto, sucessivas manifestações, programadas e espontâneas, atraíram a participação de populares numa demonstração máxima de contentamento.
O empreendimento da rodovia Rio-São Paulo fez parte do grande plano rodoviário do Governo de Washington Luís (defendido em campanha eleitoral com o lema Governar é abrir estradas), impondo-se como medida primordial à expansão da integração do Brasil, até então restrita às linhas férreas(Saiba aqui mais sobre a história da primeira viagem Rio-São Paulo de trem). Além de aproximar a Capital Federal de vários destinos estratégicos ao progresso do país, quebrou o monopólio das ferrovias, favoreceu o intercâmbio comercial, facilitou a convergência de produtos agrícolas para os centros de consumo e trouxe novas perspectivas de desenvolvimento para as cidades interioranas às suas margens.
Em 19 de janeiro de 1951, a Rio-São Paulo cedeu vez a um novo traçado: a Rodovia Presidente Dutra, com tempo de viagem sensivelmente reduzido. Atualmente, a Via Dutra é o principal eixo rodoviário do Brasil.
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