quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UM TEXTO DE RUBENS VILLAR


OS GENERAIS DA ALEGRIA
Por: » RUBENS VILLAR - promotor público aposentado e Ex-governador do Estado de Roraima

O quarteto mágico formado pelo oncologista, cronista e escritor Marcos Davi Melo, professores Eduardo Lyra, Hermann Braga e Marcial lima, fundadores e comandantes do carismático bloco carnavalesco Pinto da Madrugada que arrasta multidões pelas ruas da nossa bela Maceió, nos proporciona muitas alegrias. Recentemente nos salões do Hotel Ponta Verde (a nave que lidera o turismo nas Alagoas, tão bem conduzida por Mauro e Maurinho Vasconcelos) tivemos uma noite de muita alegria ao participar do lançamento do livro Pintando o Passo de autoria do consagrado cronista Marco Davi que descreve com riqueza de detalhes a história do antigo e atual carnaval de rua. Muita gente ilustre participou do evento. Do estado maior da Academia alagoana de letras José Medeiros, Milton Hênio, Enaura Quixabeira, Carlito Lima, aplaudindo o renomado cronista que nos proporciona tantas belas páginas na Gazeta aos sábados. Agora vitorioso escritor.

Fiquei algum tempo ao lado do cirurgião Renato Rezende, mãos mágicas da medicina, e do magistrado e diplomata Cleantho Rizzo, me deleitando com a apresentação do livro pelo mestre Douglas Apprato renomado historiador, escritor com grande riqueza vocabular, reconhecido pesquisador. Sem favor algum, deveria, por dever de justiça, estar nos quadros da Academia Brasileira de Letras. Ao seu lado Mestre Enio Lins, autor da capa do livro Pintando o Passo, se deliciando com a sua bela criação que retrata magistralmente consagrado passista iniciando o Pinto nos seus primeiros passos no mundo da alegria. Genial! Momento tocante a presença do seu Inácio genitor do autor do livro prestigiando aquele evento. Ele que comprou, com muito esforço, um título da Fênix para ver seu filho feliz!

Marco Davi Melo, Eduardo Lyra, Hermann Braga e Marcial Lima são os comandantes do Pinto da Madrugada. Resgataram o carnaval de rua para os alagoanos. Eles são os Generais da alegria.

Macial Lima vive, parecia estar presente na solenidade do lançamento do livro do Marco Davi. Fechei os olhos por instantes e vislumbrei sua figura carismática. Lembro-me com saudade dos momentos quando o encontrava no calçadão da Ponta Verde ou em qualquer lugar da cidade.

Gritava de longe – “General da alegria”. Ele se aproximava estendia a mão e abria um sorriso de ponta a ponta iluminando todo o rosto. Inesquecível. Ele não morreu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário