segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Após "farra" natalina, ex-deputado e prefeito afastado vão para penitenciária - TUDO NA HORA


Plínio Lins
Foto de confraternização pode ter motivado transferência
O prefeito afastado de Traipu, Marcos Santos, o ex-deputado Francisco Tenório e mais três presos provisórios que estavam alojados na Casa de Custódia, no bairro do Farol, foram transferidos na tarde desta quinta-feira (26) para o presídio Baldomero Cavalcanti.
Além do prefeito e do ex-deputado, também foram transferidos o advogado e ex-deputado José Maria Tenório irmão de Francisco Tenório), o policial civil Jaysley Leite de Oliveira (suspeito de participar do assassinato do modelo Eric Ferraz, em Viçosa) e o agente penitenciário William José de Araújo Santos, que trabalhava no Baldomero e foi preso neste mês por vender celulares e outros equipamentos de comunicação e presidiários.
Nesta quarta-feira (25), uma foto postada na internet e divulgada por diversos sites, inclusive peloTudo na Hora, mostrava Marcos Santos, Francisco Tenório e respectivas famílias em uma ceia de Natal, no dia 24 de dezembro. A coordenação das Casas de Custódia explicou que a confraternização tinha autorização judicial.
Agora, Marcos Santos, Francisco Tenório e José Maria Tenório vão ficar alojados no módulo especial do presídio Baldomero Cavalcanti, recentemente construído e onde ficam as chamadas “celas de estado-maior”. Em uma dessas celas, o ex-deputado Talvane Albuquerque começou a cumprir a pena de 103 anos a que foi condenado no último dia 19 pela Chacina da Gruta.
O policial civil Jaysley e o agente penitenciário William ficarão presos no COC, um módulo para policiais e ex-policiais presos.
A ordem de transferir todos os presos da Casa de Custódia para o sistema prisional partiu do juiz Antônio Bittencourt, da Vara de Execuções Penais. Bittencourt explicou ao Tudo na Hora que não havia mais sentido em manter esses presos na Casa de Custódia. “O sistema prisional agora tem uma ala apropriada para receber esses presos provisórios em celas de estado-maior”, disse o magistrado. “Eles estavam em um local não apropriado”.
Acusações
Marcos Santos foi preso pelas acusações de desvio de verbas da prefeitura de Traipu e formação de quadrilha, após investigações das polícias Federal e Estadual, na Operação Tabanga, em 2011.
Francisco Tenório está preso desde fevereiro de 2011, quando perdeu a imunidade parlamentar. Ele é delegado licenciado da Polícia Civil e é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do ex-cabo PM José Gonçalves, em 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário