sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AMBULANTES DA PRAIA DO FRANCÊS - MARECHAL DEODORO


Chegou o verão. E com ele, os turistas na Praia do Francês. Que bom para os ambulantes que nesta época começam a faturar bem mais do que nos deprimentes dias de chuva, em que às vezes retornam para casa sem efetivar nenhuma venda.
Claudionor dos Santos, 33 anos, vendedor de cocos há pelo menos doze, conta que o movimento aumentou consideravelmente desde o feriado do dia das crianças. "É como se a gente já marcasse no calendário. No meio de outubro é quando acaba a secura (sic) e a gente começa a ganhar dinheiro de verdade", revela o pai de dois filhos e morador da Terra da Esperança.
A lei informal do comércio é bem clara. Onde há oferta, há demanda. Tem sido assim há séculos e não poderia ser diferente na Praia do Francês. Tantos banhistas locais e turistas que lotam a praia nos feriados e no verão, aumenta a demanda e tem sido atrativo para ambulantes de outras cidades como Maceió e São Miguel dos Campos. "Daí é ruim pra gente, porque aumenta a concorrência e quem vem pra praia não fica em paz com tanto ambulante", considera maria Auxiliadora, 43 anos, vendedora de casquinha de siri.
Auxiliadora revela que vive do comércio na praia há 8 anos. 'Foi desta areia que tirei o sustento dos meus dois filhos', diz orgulhosa. Separada do marido, ela calcula que até depois do carnaval deverá ter uma renda mensal de aproximadamente 1.200 reais. "Só do filé de siri', garante.
por Carlos Roberts / fotos: Pablo de Luca

Um comentário:

  1. Oi,Capita,a Praia do Francês é inesquecível,seja para inglês,espanhol ou sueco.
    Minha filha esteve lá agora,visitando Alagoas, a meu conselho.Voltou encantada.
    Mais uma do meu staff p/ cantar as belezas alagoanas.C/ vc incluído,claro.
    Abração

    ResponderExcluir