segunda-feira, 15 de agosto de 2011

UM TEXTO DE PATRÍCIA SAMPAIO


Em memória de meu pai 

Foi exatamente num final de tarde de sábado, em Palmeira dos Índios, onde estava gravando mais um depoimento para o programa “Plantão Solidário”, que me emocionei ao lembrar a trajetória de meu pai, Geraldo Sampaio, falecido em abril do ano passado.
Ele era humanitário por natureza. Sua vida inteira foi em defesa da justiça, da paz e da luta pela dignidade de seus semelhantes. A fundação da TV Alagoas, que vai completar 30 anos em janeiro de 2012, confirma seu compromisso com o Estado.
Meu pai implantou um canal de televisão numa época politicamente difícil, em que a redemocratização do País não havia ainda se concretizada. Mesmo assim, colocou o Grupo Sampaio de Rádio e Televisão a serviço da democracia e da liberdade de expressão.
Cresci nesse universo da comunicação e da política alagoanas, aprendendo as lições de meu querido pai, que foi deputado estadual, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e vice-governador. Hoje, ao lado de meus irmãos, dirijo a TV Alagoas e contribuo para manter aceso o ideário de justiça social semeado desde os tempos de meu avô, Juca Sampaio.
No ano passado, num bairro de Palmeira dos Índios, uma senhora me pediu para acompanhá-la até próximo à sua residência. Mostrou-me uma velha placa de inauguração de uma lavanderia, que meu avô construiu com seu próprio dinheiro. A intenção era apenas ajudar as lavadeiras. Chorei abraçada com aquela senhora.
Diante do aprendizado e do exemplo de vida, sempre ultrapassando gerações da família, aprendi que devemos ajudar e cultivar o espírito de solidariedade com os semelhantes.
Quando a TV Alagoas realiza mais uma edição do projeto “Criança Sorriso”, percebo ainda mais a presença de meu pai. O projeto, de profunda responsabilidade social, já ajudou milhares de famílias, especialmente em Maceió.
Quem desejar ver um pouco desse trabalho, basta assistir às quintas-feiras o programa “Plantão Solidário”, que ainda é reprisado aos sábados. Quando vai ao ar, me sinto realizada, na medida em que se reafirma uma diretriz estabelecida há três décadas pelo timoneiro da família. O programa, de certa forma, é uma homenagem à sua luta por uma Alagoas melhor para seu povo.
Sobre a autora:
Patrícia Sampaio é diretora-executiva do Grupo Sampaio de Rádio e Televisão e idealizadora do projeto Criança Sorriso

Nenhum comentário:

Postar um comentário