O escritor e jornalista Merval Pereira foi escolhido nesta quinta-feira (2) para ocupar a 31ª cadeira da Academia Brasileira de Letras, lugar que pertencia ao acadêmico Moacyr Scliar, morto em 27 de fevereiro.
O candidato foi eleito na 1ª rodada da eleição e recebeu 25 dos 39 votos possíveis (houve uma abstenção). O também jornalista Antônio Torres, seu concorrente, recebeu 13 votos.
Marcos Vinicios Vilaça, presidente da ABL, destacou a importância da presença de jornalistas integrantes das cadeiras. "Com a eleição de Merval Pereira para ocupar a Cadeira 31, na sucessão do saudoso escritor e médico Moacyr Scliar, mantém-se a tradição da presença de grandes jornalistas na Academia. Muitos passaram por esta Casa, desde Joaquim Nabuco", declarou, em comunicado oficial para a imprensa.
Novo Imortal, o carioca Merval Pereira tem 61 anos e é comentarista da Globonews e da CBN, além de possuir uma coluna no jornal O Globo. Em 1979, ele recebeu o Prêmio Esso pela série de reportagens A segunda guerra, sucessão de Geisel.
NÓS DO BLOG TORCEMOS DESESPERADAMENTE PELO ANTÔNIO TORRES, ENTRETANTO, O MAIOR ROMANCISTA DO BRASIL PERDEU
Nenhum comentário:
Postar um comentário