quinta-feira, 19 de maio de 2011

JB - DIA 19 DE MAIO NA HISTÓRIA

19 de maio de 1935 - Mistério na morte de Lawrence da Arábia

Jornal do Brasil: Quarta-feira, 22 de maio de 1935 - página 9

O coronel britânico Thomas Edward Lawrence, 47 anos, o enigmáticoLawrence da Arábia, morreu em decorrência de um acidente de motocicleta no interior da Inglaterra. O funeral, respeitando sua vontade expressa, revestiu-se de absoluta simplicidade, reunindo pouco mais de cem pessoas, a maioria de seu convívio particular.

Embora o inquérito oficial tenha constatado acidente às circunstâncias de sua morte, as especulações de assassinato sempre rondaram, com fortes indícios, o parecer policial. Jovem e herói, com vasta experiência estrategista, reunia habilidades suficientes para transformar-se em franca ameça aos serviços secretos de inteligência, excitados por toda ordem de informação na acirrada espionagem dos anos entre-guerras.

Lawrence foi um notável legendário inglês. Abraçou com excelência as causas que procurou defender: arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor. Foi fundamental na manobra política britânica para vencer o Império Turco Otomano, aliado da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1919). Hábil articulador, organizando um exército de beduínos, consagrou-se herói militar ao reverter a ocupação do território árabe. Impediu a retaliação turca, através de ações de guerrilha, alcançando o triunfo com a tomada de Damasco em outubro de 1918.

Memórias, literatura e cinema

A experiência de Lawrence no movimento nacionalista árabe que arruinou o Império Turco Otomano foi narrada na autobiografia Os Sete Pilares da Sabedoria: a saga épica do autor na solidão do deserto resgatada por suas memórias num painel de emoções, aventuras e sonhos. Foi publicada pela primeira vez em 1926, numa edição artesanal restrita a amigos e escritores. Em 1962 o épico chegou às telas de cinema. Sob a direção de David Lean,Lawrence da Arábia conquistou sete estatuetas do Oscar, se firmando um dos melhores filmes em todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário