terça-feira, 17 de maio de 2011

JB - DIA 17 DE MAIO NA HISTÓRIA

17 de maio de 1973 - Começa o julgamento do Caso Watergate

Watergate. JOrnal do Brasil: 18 de maio de 1973

O Senado norte-americano iniciou as investigações públicas sobre o escândalo Watergate, em meio à expectativa geral quanto ao futuro do presidente Richard Nixon – que reunuciaria ao cargo em agosto do ano seguinte, devido às pressões que sofreria após ter sido descoberta sua participação no caso.

No dia 17, na primeira de uma série de audiências públicas sobre o caso, a comissão especial do Senado estabeleceu o pleno controle que a Casa Branca exercia sobre o Comitê de Reeleição do Presidente dos Estados Unidos, órgão diretamente implicado no caso.

Nesta audiência, o dirigente da campanha eleitoral de Nixon, Robert Odie, foi interrogado pelos membros da comissão. Durante as quatro horas de seu depoimento, Odie revelou nomes de altos funcionários da Casa Branca que estiveram intimamente ligados com o escândalo, e indicou que três dos sete acusados de terem invadido a sede do Partido Democrata – no edifício de Watergate (em junho de 1972) – para colocar escutas telefônicas, faziam campanha para a reeleição. Além disso, Odie informou que em nome do presidente Nixon, documentos secretos, possivelmente relacionados com Watergate, foram retirados da mesa do vice-presidente da campanha, horas antes da prisão dos acusados de invadir o prédio do partido rival.

O caso

Em 17 de junho de 1972, cinco homens foram presos por tentar instalar escutas telefônicas na sede do Partido Democrata, no Edificio Watergate, em Washington - DC. Durante a campanha eleitoral para a Presidência, naquele ano, foi sendo desvendado um grande esquema por trás do arrombamento. No decorrer das investigações, pessoas ligadas a um comitê para a reeilação de Nixon foram apontadas como mandantes da invasão. A ligação do presidente com o grande escândalo político que se formara não tardou a aparecer.

Em abril do ano seguinte, mediante à pressão política e popular, Nixon liberou à Justiça algumas fitas editadas com gravações de conversas que tivera sobre Watergate. O episódio fez com que ele perdesse grande parte do apoio ao seu governo, causando uma onda de insatisfação. Em agosto, devido a uma ordem da Suprema Corte, Nixon entregou a trascrição de três fitas que diziam respeito ao escândalo, admitindo que sabia do acobertamento do arrombamento da sede do partido rival. Quatro dias depois, Nixon renunciava à Presidência.

Leia também:
8 de agosto de 1974 – Nixon renuncia à Presidência

8 de setembro de 1974 – Gerald Ford perdoa Richard Nixon

Nenhum comentário:

Postar um comentário