sexta-feira, 20 de maio de 2011

Casa da mulher mais velha do mundo vira ‘ponto turístico’ em Carangola


Do G1 MG, com informações da TV Panorama
A casa onde mora Maria Gomes Valentim, mulher que entrou para o livro dos recordes como a pessoa mais velha do mundo nesta quarta-feira (18), virou ponto turístico de Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais. Muitos conterrâneos da cidade, de 30 mil habitantes, foram conhecer a brasileira centenária, que tem 114 anos e muita história para contar.
Vó Quita – como é conhecida na cidade – nasceu em 9 de julho de 1896 e passou a infância na roça. Hoje, ela vive cercada pelos cuidados próprios da idade. “Ela é uma pessoa muito fácil de cuidar”, diz Jane Alves, que acompanha a rotina de Vó Quita. Segundo ela, a alimentação da mulher mais velha do mundo é normal. “Ela adora uma banana frita, frituras”.
Segundo a neta Taís Nolasco, ela se rende a alguns caprichos na alimentação. Pimenta e três dedinhos de vinho são companheiros do dia a dia. Ainda de acordo com a neta, a bisavô adora pãozinho, refrigerante e costuma lanchar à tarde uma empadinha de frango apimentada. “Tudo dela tem que ter pimenta, mas muita pimenta”, disse. O salgadinho é um tipo de tradição, que era comprado na porta de casa e agora o fabricante já acrescenta pimenta para atender a um pedido da cliente, hoje preferencial, segundo Taís. O vinho é só de vez em quando. “ A última que ela tomou vinho foi há dois meses”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário