segunda-feira, 21 de março de 2011

UM TEXTO DE RENAN CALHEIROS

Plantando a semente do bem


Renan Calheiros*




Em sua trajetória de 134 anos, a Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho (SNSBC), em Bebedouro, tem sido um marco de referência na história do ensino em Alagoas, desenvolvendo atividades na área educacional com a formação de inúmeras gerações, seja para o exercício do magistério ou preparando cidadãos capazes de interagir na sociedade e, ainda, atuando como pólo alimentador e difusor da nossa cultura.
A Sociedade Beneficente, como se denominava a SNSBC até 1978, é uma instituição
fundada em 1877 com a finalidade de apoiar o então criado Asylo das Orphans Desvalidas da Província do Estado de Alagoas, cujo principal objetivo era amparar crianças, em sua maioria órfã, filhas de soldados mortos na guerra do Paraguai.
No decorrer dos anos o “Asylo” teve várias denominações, mas sem mudar a pedagogia inovadora que o notabilizou por ser um excepcional pólo formador de profissionais da educação. Sua mais recente mudança ocorreu em 2001, quando passou a denominar-se Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, sendo, a partir daí, administrado pelo Governo do Estado.
Sem perder de vista sua missão de servir à comunidade onde está inserida, a Sociedade vem redesenhando o velho “Asylo”. Atualmente desenvolve um projeto de educação infantil no Centro Educacional Irmã Maria Antonina, também em Bebedouro, atendendo a crianças de três a seis anos.
No município de Marechal Deodoro, a SNSBC é responsável pelo projeto que cuida das obras de restauro do Conjunto Conventual de Santa Maria Madalena, onde está incluso o
Museu Arquidiocesano Dom Ranulpho. Todo esse patrimônio histórico, artístico e cultural está com suas obras em fase de conclusão. Na última sexta-feira, tive a honra de participar da reinauguração da Biblioteca Dom Fernando Iório, revitalizada com recursos da Petrobrás provenientes de emenda que apresentei ao Senado e que nos enche de regozijo em poder contribuir com um projeto de tamanha grandeza.
A biblioteca funciona no majestoso prédio da Sociedade com um acervo inicial de 6.000 livros dos mais variados estilos da literatura adulta e infanto-juvenil e de pesquisa científica, bem como um excelente laboratório de informática que ficará à disposição dos seus frequentadores, que podem ainda efetuar suas pesquisas através da internet. Além de resgatar um acervo de inegável valor, a biblioteca promove a inclusão social à
comunidade do entorno da SNSBC. Tudo isso graças à visão empreendedora de seu presidente Francisco Alencar, um homem de extraordinária vocação para servir, a quem parabenizo com toda sua equipe reafirmando-lhes que estarei sempre à disposição da Sociedade.


(*) É senador e líder da bancada do PMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário