quinta-feira, 24 de março de 2011

RETRATOS DA VIDA - Sandra Tenório

HBC


Luíza trabalhou no Banco do Estado de Alagoas até seu fechamento. Estava lotada na agência Pajuçara que ficava em frente ao mar, única do estado onde trabalhavam apenas mulheres. Era numa belíssima casa rosada, com móveis talhados, em processo de tombamento. Infelizmente foi demolida para construção de um prédio. Ficou apenas a lembrança e
algumas fotos.


Bancaria desde os 18 anos, havia sido pega de surpresa, não tinha outra experiência profissional. Havia feito curso universitário, mas não se especializou em sua profissão. Foram 12 anos de serviço, de dedicação exclusiva.


De posse de sua indenização trabalhista passou alguns meses sem
procurar fazer muita coisa. Queria aproveitar umas férias, sair com sua filha, virar mãe em tempo integral. Não descansava no banco, seu único lazer era ver o mar da janela do banco.


Viajou, namorou bastante e um dia resolveu voltar a estudar, caminho honesto para buscar uma vida melhor para a família. Matriculou-se em um cursinho preparatório para concursos públicos, iria dedicar 12 horas diárias. Sabia que enfrentaria uma série de dificuldades.


No primeiro dia de aula, um professor muito competente, vindo de
Brasília para ensinar a matéria, deu as primeiras dicas. Explicou sobre os melhores métodos de estudo, quais sejam:


1º MÉTODO: Aprendizado Noturno. Tratava-se de deitar na cama,
preferencialmente com roupa confortável, livro em punho, luz de
abajur de lado, era só ler e adormecer com o livro sobre o corpo que o aprendizado entraria na mente.


2º MÉTODO: Aprendizado Axilar. Neste caso, para qualquer lugar que o estudante fosse deveria levar um livro embaixo do braço, sempre. Este método é muito reconhecido em filas de banco, pontos de ônibus, salas de espera.


3º MÉTODO: Osmose. O estudante deve andar sempre ao lado de quem sabe e de quem estuda, aproximar-se ao máximo do corpo para que o aprendizado passe entre os corpos. Suar junto ajuda.


4º MÉTODO: Promessa. Trata-se de estudar pouco e fazer promessa para todos os santos. Devem-se prometer coisas realmente difíceis, quase impossíveis de cumprir, pois o santo será forçado a estudar por você e deixará de atender aos pedidos dos outros fiéis. E olha que são muitas matérias pra aprender e que nem existiam quando os santos eram vivos.


O professor, continuou seus conselhos.


- Bem, qualquer um de vocês pode seguir o método que quiser, os 4
primeiros são muito confortáveis, porém, eu ainda não conheço ninguém que tenha obtido sucesso com eles. O que eu realmente aconselho seguir, que me levou a estar hoje aqui é o quinto método. HBC.


- Sei que vocês estão ansiosos por uma aprovação, nomeação, segurança. Vivi o que estão vivendo, passei muitas horas dedicadas a ouvir professores e conselhos. Fiz provas em diversos estados, lutei para estar onde estou, este último é muito simples, significa sentar e estudar, escutem bem, sentar. Precisa ainda abdicar um pouco de lazer, praia, festa, bebida. Focar no seu objetivo, não deixar de praticar uma atividade física leve, aproximar-se de pessoas com o mesmo objetivo.


Luíza perguntou - o que significa então HBC?


- Muito simples querida, é apenas: Horas de Bunda na Cadeira.


Todos caíram na gargalhada, mas entenderam, não eram tão beócios assim.

Um comentário: