quarta-feira, 23 de março de 2011

JB ONLINE - DIA 23 DE MARÇO NA HISTÓRIA

23 de março de 1970 - África do Sul é expulsa da Copa Davis por sua política de Apartheid

África do Sul é expulsa da Copa Davis. Jornal do Brasil: Terça-feira, 24 de março de 1970
A África do Sul, que já fora afastada dos jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, devido à sua política de Apartheid, foi expulsa da Taça Davis por decisão de uma comissão de sete membros, liderada pelos Estados Unidos, e representando os 34 dos países inscritos na competição.

A comissão convocou os delegados sul-africanos e perguntou-lhes se estavam dispostos a se retirar do torneio. Diante da resposta negativa, a comissão se reuniu por mais alguns minutos e coube ao representante dos Estados Unidos, Robert Corwell, anunciar a decisão à imprensa: "Com grande pesar a comissão decidiu que a África do Sul seja excluída da Taça Davis deste ano."

Em todos os esportes crescia o número de países que se recusavam a enfrentar a África do Sul nas principais competições internacionais. O apartheid Sul-africano foi condenado internacionalmente como injusto e racista.

O apartheid gerou desigualdades sócio-econômicas que perdurarão por muitos anos.

Apartheid - separação - é uma palavra adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar o regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, sem os direitos básicos da cidadania.

Em 1962, o líder Nelson Mandela, é condenado a prisão perpétua, sendo libertado 18 anos depois, em 1990. O apartheid sul-africano foi condenado internacionalmente como injusto e racista. Em 1973 a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou o texto da Convenção Internacional da Punição e Supressão ao Crime do Apartheid. As primeiras eleições livres na Africa do Sul, em 1994, marcam o fim do 'apartheid'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário