quinta-feira, 24 de março de 2011

Dilma abre exposição no Planalto que trouxe quadro ‘Abaporu’


Exposição ‘Mulheres artistas e brasileiras' tem 80 quadros de 49 pintoras. 
Empresário exigiu condição especial para emprestar quadro de Tarsila. 

Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff abriu na noite desta quarta-feira (23) a exposição “Mulheres artistas e brasileiras”, que traz 80 quadros de 49 artistas mulheres do Brasil, entre eles o famoso “Abaporu”, de Tarsila do Amaral.
Montada a pedido da presidente Dilma, como parte das comemorações do mês da mulher, a exposição faz uma homenagem às principais artistas plásticas brasileiras. A inauguração contou com coquetel para 300 pessoas, com destaque para autoridades femininas dos três poderes.
"Essa é uma afirmação das mulheres brasileiras, que foram capazes de produzir artistas fantásticas, com talento para expor em todo o Brasil e no mundo", afirmou Dilma, em discurso. A presidente enalteceu o principal quadro da exposição, "Abaporu", dizendo que ele traduz com exatidão a capacidade do Brasil de se apropriar e transformar em algo singular as culturas de outros países.
"Abaporu quer dizer homem que come gente, home que come homem. No sentido do nosso momento antropofágico, a capacidade de absorver o que tem de universal em todas as culturas e metabolizar em algo particular", disse.
Presidenta Dilma Rousseff, Tarsila do Amaral (sobrinha neta) e o presidente do Museu de Arte latino-americano de Buenos Aires, Eduardo F Costantini, participam da cerimônia de abertura da exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras (Foto: Roberto Stuckert / PR)Presidenta Dilma Rousseff, Tarsila do Amaral (sobrinha neta) e o presidente do Museu de Arte latino-americano de Buenos Aires, Eduardo F Costantini, participam da cerimônia de abertura da exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras  

Nenhum comentário:

Postar um comentário