quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JB ONLINE - DIA 16 DE FEVEREIRO NA HISTÓRIA

16 de fevereiro de 1936 - Frente popular vence eleições espanholas




As eleições democráticas espanholas de fevereiro de 1936 terminaram por conceder à Frente Popular, uma frente de esquerda, apoiada por forças comunistas e anarquistas, a maioria das cadeiras (225) no Parlamento da Espanha, o que impossibilitou a reeleição do então Chefe de Governo, Portela Valadares, candidato da frente de direita.

“Os resultados apurados mostraram uma diferença de 25 mil votos a favor das esquerdas. Assim, a vitória da Frente Popular está assegurada”, informou o serviço de imprensa da Frente, enquanto a população aguardava ansiosa pelo resultado da apuração.

Na manhã do dia seguinte, milhares de pessoas foram às ruas da capital, Madrid, reivindicando a libertação de presos políticos. Na época, milhares de militantes que protestaram contra o governo da Confederação das Direitas Autônomas (CEDA), foram detidos pela polícia. A Frente Popular, em sua campanha eleitoral, conseguiu o apoio dos grupos anarquistas, sob a promessa de declarar anistia política caso vencesse.

Temendo as manifestações, o presidente Alcalá Zamora decretou estado de sítio em todas as províncias espanholas. “O dia correu em calma. Foram provocados incidentes pelos eleitores esquerdistas, dos quais não se poderia esperar outra atitude. Em Lugo, desordeiros contratados pela Juventude da Ação Popular provocaram conflitos. Faço questão de acentuar que todas as violências, vindas de onde vierem, serão reprimidas”, declarou o Presidente da República.

A Frente Popular escolheu o líder da esquerda republicana, Manuel Azaña, para formar o novo governo. Em maio o Chefe do Governo Azaña uniu forças para destituir Alcalá Zamora, e assumiu a Presidência da República. O Exército e as forças direitistas derrotadas não se conformaram com o resultado das eleições e a ascensão de Azaña ao poder. Assim, em julho desse mesmo ano deflagraram um golpe militar que deu início à Guerra Civil Espanhola – conflito sangrento que durou três anos, e terminou com com a vitória do general Francisco Franco, o qual governou a Espanha como ditador pelos 36 anos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário