sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

JB ONLINE: O 21 DE JANEIRO NA HISTÓRIA

21 de janeiro de 1976 - O Vôo inaugural do Concorde

O Vôo inaugural do Concorde. Jornal do Brasil: Quinta-feira, 22 de janeiro de 1976.

Após um esforço de 14 anos e que custou 3 bilhões de dólares, a Air France e a British Airways inauguraram a linha regular do Concorde, com vôos simultâneos Paris-Rio e Londres-Bahrein (Golfo Pérsico), dando início a era da aviação comercial supersônica.

Publicidade da Air France. Jornal do Brasil: Quarta-feira, dia 21 de janeiro de 1976.

Os planos para esse passo significativo na história da aviação mundial começaram na Inglaterra em 1956, ao mesmo tempo que os franceses também estudavam a possibilidade de construir um avião supersônico. O acordo entre os dois países foi assinado em 29 de novembro de 1962.

Para documentar o acontecimento, a Televisão Francesa colocou o famoso animador da televisão francesa, Yves Mourousi, que foi o primeiro passageiro a desembarcar, para transmitiu o vôo a milhões de espectadores.

No Rio de Janeiro, mais de mil pessoas foram ao Aeroporto do Galeão para esperar o supersônico, com 100 passageiros a bordo.


O Prefeito Marcos Tamoio, entregou ao Ministro francês dos Transportes e ao Embaixador da França no Brasil, Sr. Michel Legendre, uma placa de bronze, que deverá ser afixada no aeroporto de Paris. Diz a placa em francês: "A Cidade do Rio de Janeiro felicita a Cidade de Paris pela ocasião do início da linha Paris-Rio, do Concorde, primeira ligação mundial de transporte aéreo supersônico". O Concorde partiu na mesma noite de volta à Paris.

Embora considerado marco histórico de uma nova era para a aviação, trazendo enorme prestígio para a indústria aeronáutica franco-britânica, o avião Concorde foi um fracasso do ponto de vista comercial. Os altos custos de operação e capacidade limitada de transporte de passageiros nas aeronaves inviabilizaram o serviço. Em 31 de maio de 2003 o Concorde foi definitivamente aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário